Montfort Associação Cultural

29 de dezembro de 2012

Download PDF

Domingo dentro da Oitava de Natal: Liturgia Tridentina

Leituras do Dia:  Missa Tridentina na Paróquia São Sebastião 

Comentário ao Evangelho: São Pio V

DOMINGO DENTRO DA OITAVA DE NATAL 

2ª Classe – Paramentos Brancos
Epístola de São Paulo Apóstolo aos Gálatas 4, 1-7.
Irmãos: Enquanto o herdeiro é criança, em nada difere de um servo, ainda que seja senhor de tudo; mas está debaixo dos tutores e procuradores, até ao tempo determinado pelo pai: assim também nós, quando éramos crianças, éramos servos dos elementos do mundo. Quando, porém, chegou a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, feito da mulher, nascido sob a lei, a fim de remir aqueles que estavam sob a lei, para que recebêssemos a adoção de filhos. E, porque sois filhos, mandou Deus aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Abba: isto é: Pai. Portanto, já nenhum de vós é servo, mas filho; e, se é filho, também é herdeiro da parte de Deus.
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 2, 33-40.
Naquele tempo: José e Maria, Mãe de Jesus, estavam admirados das coisas que d’Ele se diziam. Simeão, abençoou-os, e disse a Maria, sua Mãe: Este Menino há de trazer a queda e o ressurgimento de muitos em Israel, e será uma bandeira de contradição. E uma espada trespassará a tua alma, a fim de se descobrirem os pensamentos escondidos nos corações de muitos. Ora, havia também uma profetisa chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser; estava em idade muito avançada, e tinha vivido sete anos com o seu marido, desde a sua virgindade. Tendo permanecido viúva até aos oitenta e quatro anos, nunca se afastava do Templo, servindo a Deus, noite e dia, com jejuns e orações. Sobrevindo ela nesta mesma ocasião, louvava o Senhor, e falava d’Ele a todos os que esperavam a Redenção de Israel. Em seguida, depois que cumpriram tudo, segundo o que mandava a lei do Senhor, voltaram para a Galileia, para a cidade de Nazaré. Entretanto, o Menino crescia e robustecia-se, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava n’Ele.

Traduções das leituras extraídas do Missal Quotidiano por Pe. Gaspar Lefebvre OSB (beneditino da Abadia de Santo André) – Bruges, Bélgica: Biblica, 1963 .

Uma espada transpassará a tua alma…
Homilia de Santo Ambrósio, Bispo – Livro 2 sobre o capítulo 2 de Lucas, perto do fim.

Vê a graça abundante distribuída a todos pelo nascimento do Senhor, e a profecia ser negada aos incrédulos, mas não aos justos. Eis que também Simeão profetiza que o Senhor Jesus Cristo veio para ruína e ressurreição de muitos, para distinguir o merecido pelos justos e pelos iníquos; e, de acordo com a qualidade dos nossos atos, o juíz verdadeiro e justo retribua os suplícios ou os prêmios.

E uma espada transpassará a tua própria alma. Nem a letra nem a história diz que Maria tenha deixado essa vida mediante um grande sofrimento corporal. Uma espada material não pode atravessar a alma, mas unicamente o corpo. E vemos também aqui a prudência de Maria, Que não era ignorante dos mistérios celestes. O Verbo vivo de Deus é mais forte e mais afiado que toda espada afiadíssima, e penetra até a divisão da alma e do espírito, dos membros e das medulas, perscruta os pensamentos dos corações e os segredos das almas, porque tudo é nu e aberto a Deus Filho, a Quem os segredos da consciência não enganam.

Quando Simeão profetizou, já haviam profetizado a Virgem e a esposa [Isabel]; deveria profetizar, ainda, a viúva, que não precisasse de status nem de sexo. E assim Ana, revestida dos dons da viuvez e de costumes tais que fosse crida perfeitamente digna de ter vundo anunciar o Redentor de tudo. Os seus méritos, já os descrevemos quando, em outra parte, exortávamos as viúvas, e por isso não repetiremos agora.

Para comentar esta publicação

O site Montfort não permite a inclusão de comentarios diretamente em suas publicacões.

Para enviar comentários, sanar dúvidas, obter informações, ou entrar em debate conosco, envie-nos sua carta.

Saiba mais