Montfort Associação Cultural

30 de novembro de 2011

Download PDF

Dom Odilo Scherer: “Advento e Natal cristão em família”

O  Cardeal–Arcebispo Dom Odilo Scherer acaba de divulgar, por meio de folhetos distribuídos em todas as paróquias de São Paulo, excelentes instruções para a preparação do Natal. Desejando partilhar com nossos leitores em todo o país as recomendações da Archidioecesis Sancti Pauli in Brasilia, transcrevemos abaixo alguns dos pontos importantes.

Na Instrução, intitulada Advento e Natal cristão em família, Dom Odilo ensina que:

                “O Natal celebra na fé o fato mais extraordinário já acontecido entre nós: o Filho de Deus se fez homem por meio da Virgem Maria, para santificar este mundo e nossas pessoas mediante o Mistério da sua admirável Encarnação. Nosso Deus é “Emanuel”, Deus conosco”.

 

E recomenda como preparação e celebração do Natal, durante o Advento:

               

“- participar da Missa com freqüência, sobretudo cada domingo;

- celebrar em família a Novena do Natal;

- preparar um presépio em casa, com as figuras do Natal, conforme Lc. 2,6-20 e Mt. 2,1-12, mas ainda sem o Menino Jesus;

- quem tem comércio, preparar também um presépio cristão em sua loja ou estabelecimento de trabalho;

- os pais falem aos filhos sobre o Natal cristão e seus simbolismos. Não deixem escapar esta bela ocasião para uma catequese, nem permitam que Papai Noel tome o lugar de Jesus no Natal;

- fazer uma boa Confissão antes do Natal. Informar-se sobre os horários de Confissão em sua paróquia/igreja;

- participar de ações de solidariedade neste tempo: Natal é notícia boa para todos, mas especialmente para quem sofre;”

 

 

Para todos os dias do Advento, a oração indicada é o belíssimo Angelus, ou Anjo do Senhor, com conclusões diferentes para cada semana:

                1ª Semana do Advento
Ó Deus todo-poderoso, concedei a vossos fiéis o ardente desejo de possuir o reino celeste, para que, acorrendo com as nossas boas obras ao encontro do Cristo que vem, sejamos reunidos à sua direita na comunidade dos justos. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém.

 

                2ª Semana do Advento
Ó Deus todo-poderoso e cheio de misericórdia, nós vos pedimos que nenhuma atividade terrena nos impeça de correr ao encontro do vosso Filho, mas, instruídos pela vossa sabedoria, participemos da plenitude de sua vida. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém.

 

                3ª Semana do Advento

Ó Deus de bondade, que vedes o vosso povo esperando fervoroso o Natal do Senhor, dai chegarmos às alegrias da salvação e celebrá-las sempre com intenso júbilo na solene liturgia. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém.

 

                4ª Semana do Advento
Derramai, ó Deus, a vossa graça em nossos corações para que, conhecendo pela mensagem do anjo a encarnação do vosso Filho, cheguemos, por sua paixão e cruz, à gloria da ressurreição. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém.

 

 

Na noite de Natal, a sugestão é um pequeno ritual em família, cheio da graça suave e íntima do Nascimento do Senhor:

 

 “- Na noite do Natal, antes da festa em família, reunir todos perto do presépio, ou no lugar preparado para acolher o Menino Jesus;

  – Acender uma vela;

 - Enquanto se canta um hino de Natal, uma criança ou uma jovem introduz a imagem do Menino Jesus e a coloca no presépio;

 - Ler o Evangelho do nascimento de Jesus (Lc 2,1-20);

 - Em seguida, todos recitam a oração do Angelus, como nos dias da preparação, durante o Advento;

 - Concluir a celebração com a seguinte oração, feita por todos:

                Oremos: Senhor Deus, nosso Pai, que enviastes vosso Filho ao mundo para ser nosso Salvador, nós vos louvamos e glorificamos pela vossa misericórdia. Neste Natal, acolhemos mais uma vez a sua vinda entre nós. Abençoai a nós e a todas as famílias; dai a paz ao mundo, consolai os que sofrem, reavivai nossa esperança e fazei de nós mensageiros e testemunhas do vosso amor para nossos irmãos. Pelo mesmo Jesus Cristo, nosso Senhor.
Amém.

                Canto final: Noite feliz.

 

A conclusão do folheto recorda que o dia de Natal e o 1º de janeiro são dias santos de guarda, com assistência à Missa, além de ocasião para partilhar a alegria da família com os pobres e os doentes.

Dom Odilo saúda e invoca as bênçãos de Deus  sobre todos os fiéis, juntamente com seus bispos auxiliares (que assinam com ele esta instrução), e os Arcebispos eméritos, os Cardeais Dom Paulo e Dom Cláudio.

Uma santa unanimidade!

Para comentar esta publicação

O site Montfort não permite a inclusão de comentarios diretamente em suas publicacões.

Para enviar comentários, sanar dúvidas, obter informações, ou entrar em debate conosco, envie-nos sua carta.

Saiba mais