Declaração Ecclesia Dei sobre a Fraternidade São Pio X
Logo após o afastamento dos principais entraves à normalização que existiam de ambos os lados – Mons Pozzo e Dom Williamson – recomeçam as tratativas de acordo. Aliás,o que quer dizer “a Pontifícia Comissão Ecclesia Dei aproveita a ocasião”?
Comentário Lucia Zucchi
Tradução Montfort do original italiano
DECLARAÇÃO DA PONTIFÍCIA COMISSÃO ECCLESIA DEI, 27 .10.2012
A Pontifícia Comissão Ecclesia Dei aproveita a ocasião para anunciar que, na sua mais recente comunicação (6 de setembro de 2012), a Fraternidade Sacerdotal São Pio X indicou ter necessidade de sua parte de um tempo suplementar de reflexão e de estudo, para preparar a própria resposta às últimas iniciativas da Santa Sé.
O estado atual das discussões em curso entre a Santa Sé e a Fraternidade Sacerdotal é fruto de três anos de diálogos doutrinários e teológicos, durante os quais uma comissão conjunta se reuniu oito vezes para estudar e discutir, entre outras questões, alguns pontos controversos na interpretação de certos documentos do Concílio Vaticano II. Quando tais diálogos doutrinários se concluíram, foi possível proceder a uma fase de discussões mais diretamente focalizadas sobre o grande desejo de reconciliação da Fraternidade Sacerdotal São Pio X com a Sé de Pedro.
Outros passos fundamentais nesse processo positivo de gradual reintegração tinham sido empreendidos pela Santa Sé, em 2007, mediante a extensão à Igreja universal da Forma Extraordinária do Rito Romano com o Motu Proprio Summorum Pontificum e, em 2009, com a abolição das excomunhões. Só alguns meses atrás, nesse caminho difícil, foi atingido um ponto fundamental quando, em 13 de junho de 2012, a Pontifícia Comissão apresentou à Fraternidade Sacerdotal São Pio X uma declaração doutrinária juntamente com uma proposta pela normalização canônica do próprio estado no interior da Igreja Católica.
Atualmente a Santa Sé aguarda a resposta oficial dos Superiores da Fraternidade Sacerdotal a esses dois documentos. Depois de trinta anos de separação, é compreensível que se tenha necessidade de tempo para absorver o significado desses recentes acontecimentos. Enquanto nosso Santo Padre Bento XVI procura promover e preservar a unidade da Igreja, mediante a realização da reconciliação tanto tempo esperada da Fraternidade Sacerdotal São Pio X com a Sé de Pedro – uma poderosa manifestação do múnus Petrinum em ação – são necessárias paciência, serenidade, perseverança e confiança.
- Seção: Notícias e Atualidades
- Assunto: Igreja
- Tema: Fraternidade São Pio X
Publicações relacionadas
Artigos Montfort: A natureza da liturgia e o acordo com a Fraternidade Sacerdotal São Pio X - Ivone Fedeli
Artigos Montfort: Dom Lefebvre: “Nós somos da Igreja”
Artigos Montfort: Carta aberta de Frei Tiago de São José a todos os católicos tradicionais
Para comentar esta publicação
O site Montfort não permite a inclusão de comentarios diretamente em suas publicacões.
Para enviar comentários, sanar dúvidas, obter informações, ou entrar em debate conosco, envie-nos sua carta.
TAGS
Ecclesia Dei, FSSPX