Montfort Associação Cultural

13 de setembro de 2013

Download PDF

Décimo Sétimo Domingo depois de Pentecostes

Fonte: Missa Tridentina na Paróquia São Sebastião, Campo Grande

 

Com Comemoração das Sete Dores de Nossa Senhora
(15/09/2013)
2ª Classe – Paramentos Verdes
Para ler/baixar o Próprio da Missa do domingo, clique aqui.
Santa do DiaNossa Senhora das Dores.
Epístola de São Paulo Apóstolo aos Efésios 4, 1-6.
Irmãos: Eu, que me encontro prisioneiro pelo Senhor, exorto-vos a que leveis uma vida digna da vocação a que fostes chamados, em toda a humildade, mansidão e paciência; suportando-vos, por caridade, uns aos outros; mostrando-vos solícitos em conservar a unidade do espírito, pelo vínculo da paz. Há um só corpo e um só espírito, do mesmo modo que também fostes chamados, pela vossa vocação, a uma só esperança. Há um só Senhor, uma só fé, e um só batismo; há um só Deus, e Pai de todos, que está acima de todos, que age em todos, que reside em todos. Que Ele seja bendito por todos os séculos. Amém.
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 22, 34-46.
Naquele tempo: Os fariseus rodearam Jesus. Um deles, que era doutor da Lei, perguntou-Lhe, para O experimentar: “Qual é, Mestre, o maior mandamento da Lei?” Jesus respondeu-lhe: “Amarás o Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todo o teu espírito [cf. Deuteronômio 6, 5, n.d.t.]. É este o maior e o primeiro dos mandamentos; mas há um segundo, que lhe é semelhante: Amarás o teu próximo como a ti mesmo [cf. Levítico 19, 18, n.d.t.]. É nestes dois mandamentos que se fundam e resumem toda a Lei e os Profetas.” Como os fariseus ali estavam reunidos, Jesus pôs-lhes a seguinte questão, perguntando-lhes: “Que pensais acerca do Messias? De quem é Ele filho?” Eles responderam: “De Davi.” Jesus insistiu: “Como é que então Davi, inspirado por Deus, o chama Senhor, ao dizer: O Senhor disse ao meu Senhor: Senta-te à minha destra, até que eu ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés? [cf. Salmo 109, 1, n.d.t.] Se, pois, Davi o chama Senhor, como pode ser filho dele?” E ninguém lhe pôde responder uma só palavra! Daquele dia em diante, não mais apareceu quem se atrevesse a interrogá-Lo.
Traduções das leituras extraídas do Missal Quotidiano por Pe. Gaspar Lefebvre OSB (beneditino da Abadia de Santo André) – Bruges, Bélgica: Biblica, 1963 (com adaptações).
Comentário ao Evangelho do dia
Santo Anselmo (1033-1109), monge, bispo, doutor da Igreja
Carta 112, dirigida a Hugo, prisioneiro; Opera omnia, 3, pág. 45 (extraído do siteEvangelho Quotidiano, apud Per Ipsum; acesso em 12/09/2013 às 22:13h; adaptações a/c blog).
“Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os profetas”
Como reinar nos céus mais não é do que aderir a Deus e a todos os santos, pelo amor, numa única vontade, de tal forma que exercem em conjunto um único e mesmo poder, ama pois a Deus mais do que ti próprio, e verás que começas a ter o que desejas possuir de forma perfeita no céu. Concilia-te com Deus e com os homens – se estes não se separarem de Deus – e começarás a reinar com Deus e com os seus santos. Porque, na justa medida em que agora te conciliares com a vontade de Deus e com a dos homens, Deus e todos os santos conciliar-se-ão com a tua vontade. Portanto, se queres ser rei nos céus, ama a Deus e aos homens como deves, e merecerás ser o que desejas.
Mas este amor, não poderás possuí-lo na perfeição se não esvaziares o coração de todos os outros amores [...] Eis por que aqueles que enchem o coração com o amor a Deus e ao próximo têm apenas o querer de Deus, ou o de outro homem, na condição de que este não seja contrário a Deus. Eis por que são fiéis à oração, e a esta maneira de viver, a lembrarem-se sempre dos céus; porque lhes é agradável desejar a Deus e falar acerca d’Esse que amam, ouvir falar d’Ele e pensar n’Ele. É por isso também que rejubilam com todos os que estão em graça, que choram com os que estão em dificuldades (Rom 12,15), que têm compaixão pelos infelizes e que dão aos pobres, porque amam os outros homens como a si mesmos. [...] Sim, é assim que, de fato, destes dois mandamentos do amor “dependem toda a Lei e os profetas”.

Publicações relacionadas

Oração e Vida Espiritual: Terceiro Domingo depois da Epifania

Oração e Vida Espiritual: Sexta Feira da Terceira Semana da Quaresma

Oração e Vida Espiritual: Décimo Domingo depois de Pentecostes

Para comentar esta publicação

O site Montfort não permite a inclusão de comentarios diretamente em suas publicacões.

Para enviar comentários, sanar dúvidas, obter informações, ou entrar em debate conosco, envie-nos sua carta.

Saiba mais