Crise nos seminários
Autor: Orlando Fedeli
- Consulente: Arthur Henz
- Idade: 20
- Localizaçao: Fortaleza – CE – Brasil
- Escolaridade: Superior em andamento
- Profissão: Estudante
- Religião: Católica
Prezados irmãos, Salve Maria!
Antes, gostaria de vos parabenizar por serem um baluarte da ortodoxia nestes tempos de relaxamento da Doutrina e de avanço da impiedade.
Os Seminários católicos no Brasil estão, infelizmente, decadentes: o latim foi abolido; línguas bíblicas, como grego, hebraico, aramaico, nem pensar; a teologia bimilenar – Patrística, Escolástica, Tomismo, etc – foi substituida por uma pseudo-teologia, ligada ao socialismo, à política, ou seja, vazia; o canto gregoriano não é mais ensinado, tampouco se aprende a celebrar a missa S. Pio V; enfim, dois milênios de uma belíssima e rica tradição foram jogados na lata de lixo. Os maiores tesouros da nossa civilização estão relegados ao esquecimento.
A título de exemplo: Em dezembro do ano passado, o coral do qual minha mãe faz parte apresentou-se durante uma confraternização de padres (arcebispo, padres de várias localidades do Estado..). Havia mais de uma centena de padres, quase duzentos, e de todos, apenas CINCO usavam a batina, e eram todos idosos. A maioria usava sandalias, calça jeans, camisa curta… mal davam atenção aos mais velhos. O Seminário de Fortaleza mal consegue ser mantido – no século XIX, foi um dos primeiros a aderir totalmente à Sé de S. Pedro, após o Vaticano I, enfrentando as indevidas ingerências do Beneplácito.
Diante disso, gostaria de vos perguntar se ainda existe, no Brasil, algum Seminário ortodoxo, que ministre ensino tradicional, que prepare verdadeiros sacerdotes, com todo o rigor, a disciplina e a excelente formação pelos quais os Seminários sempre foram caracterizados.
Se me alonguei por demais, escuso-me na vontade que tinha de exprimir a minha indignação com o atual estado do Clero, que é vergonhoso. Agradeço desde já uma resposta de vossa parte.
Regina Christianorum, ora pro nobis
Pax Christe
Salve Maria!
In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli
Publicações relacionadas
Cartas: Decepção com o site - Orlando Fedeli
Vídeos: Controvérsias: “Pinga-fogo III” (17/05/2016) - Alberto Zucchi
Artigos Montfort: Papa acolhe e abençoa a Associação Cultural Montfort pela sua campanha em defesa da vida
Para comentar esta publicação
O site Montfort não permite a inclusão de comentarios diretamente em suas publicacões.
Para enviar comentários, sanar dúvidas, obter informações, ou entrar em debate conosco, envie-nos sua carta.
TAGS