Montfort Associação Cultural

14 de janeiro de 2005

Download PDF

Convergência das religiões e a Inquisição

Autor: Orlando Fedeli

  • Consulente: Giovannini Humphreis Ferreira
  • Idade: 38
  • Localizaçao: Belo horizonte – MG – Brasil
  • Escolaridade: Superior concluído

Na medida do possivel venho lendo diversos livros,artigos, etc..que tenham a ver com religião em geral. Tento traçar uma linha que possa convergir as diversas religiões que existem no mundo, mas o que consegui descobrir é que invarialvemente todas,(usarei um termo popular), falam de Deus mas “puxam a sardinha para o seu lado”. Aqui mesmo nesse espaço já tive a oportunidade de ler respostas aos leitores rebatendo , refutando invariavelmente todas as questões e dúvidas colocadas sobre: Gnose,Evangelho apócrifo de Thomé,Misticismo, filosofia, cientificismo etc, e sempre li o termo “heresia” colocado em meio as respostas. Heresia me deixa um pouco arrepiado pois me lembra outros termos como “Inquisição”.Chegando portanto no termo que eu queria, gostaria de saber porque e como a Igreja com toda a sua sabedoria permitiu acontecimentos como a Inquisição e Cruzadas que queimou e aniquilou ínúmeras vidas humanas numa verdadeira antítese da mensagem de Cristo?

Muito prezado Giovannini, salve Maria.

Você me permite escrever-lhe com franqueza, pois que amo franqueza e a verdade, e nesses assuntos, é absolutamente necessário ater-se à verdade mais clara.

Seu erro é o de buscar um ponto de convergência entre as várias religiões.

Não existe esse ponto de convergência.

O que existe é um ponto de choque, de confronto.

Deus é um só e Ele só pode ter uma só religião. Há uma só religião verdadeira. As demais são todas falsas. Um Deus que admitisse várias religiões, necessariamente seria contraditório. E em Deus não pode haver contradição.

Heresia é o que contraria o que Deus revelou de si mesmo e que a sua única religião verdadeira — que é a Igreja Católica Apostólica Romana — ensina.

Não há contradição entre a caridade a Inquisição e as Cruzadas, porque amar a verdade exige o ódio ao erro e ao mal. O que você vê de mal na Inquisição e nas Cruzadas é o que as falsas religiões inventaram caluniosamente sobre esses fatos históricos. Basta estudar a Inquisição e as Cruzadas com isenção, para descobrir com facilidade que tudo o que se pensa hoje de mal sobre esses fatos históricos não passam de calúnias sem valor.

Ainda agora, acabo de responder uma carta de um consulente que afirmava que a Inquisição matou na fogueira mais pessoas do que morreram nas duas guerras mundiais do século XX. Ora, só na segunda Guerra morreram cerca de 60 milhões de pessoas.

Em cem anos de funcionamento da Inquisição, em Toulouse, um dos maiores centros de heresia na Idade Média, foram mortas 42 pessoas. E 42 pessoas é bem longe de 60 milhões.

In corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli.

TAGS

Publicações relacionadas

Cartas: 39 Livros?

Cartas: Sucessão apostólica

Cartas: Massacres protestantes - Orlando Fedeli

Para comentar esta publicação

O site Montfort não permite a inclusão de comentarios diretamente em suas publicacões.

Para enviar comentários, sanar dúvidas, obter informações, ou entrar em debate conosco, envie-nos sua carta.

Saiba mais