Conservação do corpo de João XXIII
Autor: Orlando Fedeli
- Consulente: Valter
- Localizaçao: – Brasil
Caro Prof. Orlando Salve Maria!
Espero encontra-lo restabelecido de sua enfermidade!
Muito bem meu caro Prof., recebi a resposta do e-mail que enviei-lhe a alguns dias atrás e ao e-mail também enviado um pouco antes.
Realmente o Sr. Respondeu alguns dos meus questionamentos mas ainda não me convenceu do seu, como diz o senhor, inacertamento com relação às criticas que o Sr faz a alguns movimentos dentro de Nossa Mãe Igreja Católica!.
Quero lhe dizer que também creio que a doutrina Católica, seja a única, eu disse única, e absolutamente verdadeira, não sei de onde o Sr., parecer tirar conclusões e insinuações de que eu não acredito nisto ou que esteja seguindo outra doutrina que não seja esta. Quero lembra-lho de que não estou fazendo-lhe afirmações gratuitas como o Sr menciona em sua resposta. O que estou lhe questionando é o modo pelo qual parece ser o Sr., conhecedor de toda a verdade.
Caro prof., não conheço a publicação em que o Sr. diz comprovar o neo modernismo, termo usado pelo senhor, do Concilio Vaticano 2º, mas gostaria de lhe ser sincero, alias muito sincero, acredito que o Sr não tenha a capacidade de avaliar em todo o seu conjunto, da maneira que parece querer avaliar, o que foi decidido no referente Concílio.
Outra coisa não estou lhe atacando só estou lhe questionando, ataque quem faz é o Sr, aos movimentos que nascem todos os dias na Santa Madre Igreja. O Sr., conhece o trabalho do Pe. Roberto da ” Toca de Assis”, o Sr. conhece o trabalho do Pe. Leo da ” Comunidade Betania” , o Sr., conhece o movimento ” Regnun Christ” e os ” Legionário de Cristo”, o Sr. conhece a comunidade “Copiosa Redenção” do Pe. Hilton…, etc, etc.,? Gostaria que o Sr., se ainda não conhece esses movimentos, conhecesse todos esses trabalhos e olhasse ao seu redor e comparece com o que o Sr. fez até agora para mudar tudo isso que critica, gostaria ainda de lembra-lhe que o “Espirito Santo sopra quando e onde quer” e volto a dizer ” a árvore se conhece pelos frutos” , diga-me quais são seus frutos?
O Sr. também pressupõem que tentaria lhe perguntar ou lhe questionar sobre a infalibilidade papal, meu caro professor não queira colar palavras em minha boca! Eu sei muito bem onde o Santo Padre não falha em sua infalibilidade, ele não falha em questões de fé e moral, fora isso ele é falível como qualquer um de nós. E a posição a qual eu defendo do Santo Padre é aquele Papa que dorme somente de 3 a 4 horas diárias, aquele Papa que após um longo e exaustivo dia de trabalho, é encontrado de madrugada abraçado ao sacrário chorando e rezando e ajudando a Cristo a carregar nos ombros os meus e os seus pecados e os pecados de todo o mundo, aquele Papa que faz essas coisas, enunciadas acima, e que é atacado pelos que se dizem Católicos e que o criticam mas não são capazes de pedir que se reze uma ave-maria por ele, aquele Papa que com seus mais de noventa anos não deixa de fazer longas viagens de evangelização por todo o mundo, aquele Papa que tentaram assassinar e que foi salvo pelas mãos da Virgem Maria…, em fim por esse Papa que nunca, eu disse nunca, foi atacado pelo Pe. Jonas Adib que o ama e o defende, esse mesmo Pe. Jonas dos “livrecos”, como afirma o Sr.
Quanto a questão da TFP: caro prof., não foi através de suas denuncias dos erros da TFP que eu tenho conhecimento dos mesmos, nunca antes ouvira falar de sua existência, é aqui parecer que o Sr. novamente se acha o conhecedor de tudo e aquele que a tudo responde não havendo outro além de vossa senhoria! E me parece nesse caso quem esta confundindo jacaré com lagartixa é o Sr. E quanto a entrevista concedida, na revista Arautos, pelo Pe. Jonas é a possível cooperação entre a Canção Nova e os Arautos do Evangelho isto so mostra que pelo menos o Sr, João Cla tem a humildade suficiente de se rebaixar ao nível dos mortais pecadores e vim colaborar na batalha contra o inimigo de Deus. Quero lembra-lhe que o mesmo João Cla teve, também, a dignidade de se ajoelhar diante do Santo Padre João Paulo II e lhe beijar o anel Papal e reconhecer com este gesto sua representativadade divina na Terra. Caro prof. não preciso avisar o Pe. Jonas de quem é João Cla ele, o Padre Jonas, tem santidade suficiente para discernir com quem ele faz parcerias e com quem ele anda. Caro prof. quanto a questão do incorrupção do corpo de Sua Santidade o Papa João XXIII muito me admira o Sr. usar de um livro escrito por um ex-padre, — alias o termo é usado erradamente pelo Sr., ex-padre, não é o correto pois após sua ordenação um padre o será por toda a eternidade–, um homem que não foi capaz de cumprir com seu juramento perante Deus não tem, eu disse não tem, capacidade e nem moral para escrever ou falar qualquer coisa pertinente à Santa e Madre Igreja Católica pois ele não foi capaz de defende-la como um homem compromissado com ela e lembra-lhe as palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo que “… todo aquele que pega no arado para arar a terra e olha para traz não é digno de mim…”. Além disso o Sr. está afirmando, através de alguém que não tem autoridade moral para falar a respeito do que aqui discutimos, que o corpo que está em exposição em Roma é um falso milagre ou uma fraude!
Caro prof. ainda desejo lhe informar que não mencionei que rezo o santo rosário, que comungo todos os dias, que me confesso regularmente ou ainda que me considero o um grande pecador por farisaísmo, como insinua vossa senhoria, mas para que não houvesse de sua parte um julgamento de alguém que esta lhe fazendo questionamentos sem que pelo menos tente viver aquilo que defende e que acredita.
Caro prof. ser humilde não que dizer ser um tolo ou um bobo que tudo aceita e que nada questiona ou que não defende seus ideais. Também quero lhe dizer que nunca fui da TFP, embora conheça pessoas da mesma, nem faço parte de Renovação Carismática Católica e sei que existem muitos erros dentro de todos os movimentos de Nossa Santa e Amada Igreja só que, pelo menos para mim, não é atacando-os, como o Sr., o faz, e que conseguiremos fazer com que esses erros sejam corrigidos. Lembro-lhe que São Pedro negou ao Senhor Jesus Cristo por três vezes e isso não fez dele menos santo.
Gostariam, por ultimo, de que o Sr., me respondesse se foi ou não membro da TFP, além de lhe informar que quem tem raiva é satanás e que em nenhum momento lhe mandei ficar quieto em seu canto nem engolir qualquer coisa.
Finalmente gostaria de ainda lembra-lhe as palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo que “… todo aquele que pega no arado para arar a terra e olha para traz não é digno de mim…”.
Por último, caro prof., talvez não tenha o cabedal de conhecimento que o Sr diz ter mas de uma coisa eu tenho certeza e Jesus condenou aos mestres da Lei por enxergarem o cisco no olho do próximo mas não verem o cisco que estava em seus próprios olhos.
Que a Paz de Jesus e o Amor de Maria estejam com o senhor e a sua família!
Valter Luiz Campos
Prezado Valter, salve Maria !
Sua carta me lembrou duas coisas: primeiro, um salmo que diz: Colocarei um acusador à sua direita; segundo, a rainha da Branca de Neve Depois, lhe explico o caso da Rainha e de seu espelho.
Quanto ao “acusador”, lembro-lhe — e perdoe-me lembrar qualquer coisa a você, que tanto sabe– que é o demônio que está constantemente nos acusando, ainda quando fazemos o bem.
Claro que o demônio tem muito do que me acusar, e de que “eu me confesso a Deus todo poderoso, à Bem Aventurada sempre Virgem Maria, etc.”
Mas não a você.
Sua carta revela apenas a raiva que você nutre contra minha pessoa. De sua carta escorre raiva pessoal, senão de cada palavra, pelo menos de cada linha. E você procura manifestar preocupação com minha saúde? Mas isso sim é que lembra o fariseu. De amigos preocupados com minha saúde como você, Deus me livre.
Se sou incompetente a ponto de não saber que um ex padre mantém o caráter sacerdotal, ainda que reduzido pela Igreja ao estado leigo, para que me consulta ? (Aliás, jamais afirmei ter ” um cabedal de conhecimentos”. Isso é invenção sua. Foi o seu espelho quem lho contou).
Você, que conhece a “incompetência” e a má fé de Hebblethwaite como historiador, apesar de ser ele imensamente considerado — como historiador — nos meios eclesiásticos e científicos, por que me escreve ?
Se você tem certeza de que o corpo de João XXIII não foi embalsamado, prove que ele não determinou seu embalsamamento por decreto e por testamento ! Esses são documentos históricos oficiais. Prove que ele não foi embalsamado. Prove que esses documentos oficiais são falsos.
(Mando-lhe anexados abaixo documentos provando que não houve milagre nenhum na conservação do corpo de João XXIII, mas que foi pura ação química e nunca milagre. Refute-os se puder, ou volte atrás de suas ilusões de sacristia) Você, que reza Ave Marias por João Paulo II (como você lembra o … “publicano”, aproveitando toda oportunidade para fazer conhecer sua caridade incomum !) como sabe você se eu rezo, ou não, pelo Papa? Se seu conhecimento vai até ao que se passa no íntimo de minha alma, por que me interroga ?
Se você conhece até que não rezo uma Ave Maria sequer, pelo Papa, como me interroga sobre meus frutos, duvidando que eles existam?
Por acaso você pensa que cairei em sua esparrela, falando de “meus frutos”, para depois você me acusar de farisaímo ? Você se revela bem …”publicano” , meu caro humílimo Valter.
Meus frutos, se os tenho, Deus os conhece. Não são nem de sua conta, nem de seu julgamento. Mas até inimigos — não tão imparciais como você — me reconhecem alguns.
Se você tanto ama o Papa e o conhece tão profundamente, como sua “competência” afirma que João Paulo II tem mais de 90 anos, — quando ele nasceu em 1920 -? Se voce já sabe tanto, por que vem despejar sua raiva, escrevendo-me ?
Se você confessa que não leu meu trabalho sobre o Vaticano II, como afirma que não tenho competência para tratar desse tema? .
Pode ser até que eu não tenha, de fato, a competência que você me exige, mas você só poderia dar essa sentença depois de ter lido o meu trabalho. Não antes.
Se você conhece a TFP e Scognamiglio sem ser por meu intermédio, por que me pergunta se pertenci a essa entidade ?
Se você acha que sou eu o fariseu que vejo cisco no olho alheio sem perceber a trave que tenho nos olhos, por que vem me perguntar como vejo isto ou aquilo ?
Você só me faz perguntas, para depois me atacar ? E isso também lembra o humilde “publicano”, que fazia perguntas a Cristo, para depois acusá-Lo Meu caro, você só quer ofender.
Eu disse que você me fez lembrar a Rainha da historinha da Branca de Neve, aquela que falava com um espelho. E que acreditava no que seu espelho mágico lhe dizia.
Você também parece ter um espelho no qual você se vê humilde e caridoso — e competente. E publicanamente humilde e competente.
Estranho espelho que inverte cisco e trave, e que o faz ver suas virtudes e as daqueles com os quais você simpatiza com lente de aumento.
Mas, quando você me contempla, você parece trocar de espelho.
Meu caro, adeus passe bem. Mas, se sou fariseu, você que é bom publicano, passe bem longe de mim.
In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli
Corpo de João XXIII vai ser exposto domingo
O corpo de João XIII, protegido por um féretro de vidro antibalas, será exposto depois da cerimônia, sob o altar de São Gerônimo, na basílica de São Pedro. O cardeal Noé confirmou ontem que o rosto de João XXIII está intacto, 38 anos depois de suas morte. Assinalou que não se trata de um milagre e que o corpo foi preparado para ser conservado.
O médico Gennaro Goglia, que embalsamou o corpo, contou os detalhes da operação. João XXIII deixou instruções precisas sobre a questão, para evitar que se repetisse o que aconteceu com seu predecessor, Pio XII, cujo corpo, mal embalsamado, começou a se decompor antes das exéquias solenes na Basílica de São Pedro. A última vez que um papa foi exposto ante os fiéis foi há meio século, quando o corpo de São Pio X foi transportado para Veneza, cidade de que foi patriarca até sua eleição, em 1903.
João XXIII, o 261º papa da história e cujo nome era Angelo Giuseppe Roncalli, nasceu em 1881 e morreu em 1963, quatro anos e meio depois de sua eleição ao trono de São Pedro. O Concílio Vaticano II, convocado por João XXIII em 1962 e concluído em 1965 sob o reinado de Paulo VI, marcou a história da Igreja católica do século XX.
Alberto Pizzoli/AFP
|
|
|
|
O cadáver de João XXIII foi preparado com substâncias químicas antes do funeral (à esq.). O corpo está preservado até hoje (à dir.) |
Publicações relacionadas
Artigos Montfort: Santiago, o Cavaleiro da Piedade - Marcelo Andrade
Vídeos: Um introdução à Idade Média, Idade da Luz (Prof. Orlando Fedeli) – MONTFORT
Artigos Montfort: Gestação de terremotos - Orlando Fedeli
Para comentar esta publicação
O site Montfort não permite a inclusão de comentarios diretamente em suas publicacões.
Para enviar comentários, sanar dúvidas, obter informações, ou entrar em debate conosco, envie-nos sua carta.
TAGS