Montfort Associação Cultural

9 de julho de 2005

Download PDF

Consagração In Persona Christi

Autor: Carlos Serozini

  • Consulente: Edson
  • Idade: 37
  • Localizaçao: São Paulo – SP – Brasil
  • Escolaridade: Superior concluído
  • Profissão: Tecnico
  • Religião: Católica

Meus irmãos, a PAZ!

Lendo as respostas sobre Oração Eucarística, me veio uma dúvida. Por que o sacerdote utiliza palavras na 3a pessoa (“Estando para ser entregue e abraçando livremente a paixão Ele tomou…”) e não na 1a pessoa sendo que o sacerdote representa ali o próprio Cristo “in persona Christ” ?

Grato

Prezado Edson,Salve Maria!
 
Com relação à sua pergunta deve-se notar que o sacerdote, em terceira pessoa, utiliza as palavras antes da consagração, repetindo o que diz o Evangelho de S.Lucas (XXII;14-20).
 
“Pouco antes de terminar, se levantou Jesus da mesa e disse a seus Apóstolos: Ardentemente tenho desejado comer esta Páscoa convosco, porque Eu vos digo que não voltarei a comer até que a Páscoa tenha o seu cumprimento no Reino de Deus. E tomando o pão, o benzeu,e o deu a seus discípulos, dizendo:  (Aqui o sacerdote pronuncia as palavras da consagração em pessoa de Cristo) Tomai e comei porque Isto é o Meu Corpo que será entregue por vós.Depois, tomando o cálice deu graças e disse: Bebei todos dele, porque Este é o Meu Sangue,do Novo e Eterno Testamento, que será derramado por vós e por muitos para a remissão dos pecados, fazei Isto em memoria de Mim.”
 
O sacerdote põe termo à grande oração consagratória com um solene louvor, por ocasião do qual ergue levemente as sagradas oferendas:
 
“Por Ele, e com Ele,e nEle, a Vós, ó Deus Pai onipotente na unidade do Espírito Santo, pertence toda honra e glória” (O sacerdote diz na terceira Pessoa).”
 
Você pode notar caro Edson, que a narrativa está na terceira pessoa, e a consagração In Persona Christ.
 
Esperando te-lo atendido em suas dúvidas,desejo-lhe um abraço em Iesu et Mariae
 
Carlos E.Serozini Filho
 

TAGS

Para comentar esta publicação

O site Montfort não permite a inclusão de comentarios diretamente em suas publicacões.

Para enviar comentários, sanar dúvidas, obter informações, ou entrar em debate conosco, envie-nos sua carta.

Saiba mais