Confissão
Autor: Orlando Fedeli
- Consulente: Eduardo
- Idade: 26
- Localizaçao: Recife – PE – Brasil
- Escolaridade: 2.o grau concluído
- Religião: Católica
Olá amigos, venho aqui para vcs me tirarem uma dúvida: o sacerdote pode realizar confissões por telefone ou internet ( nas salas de bate-papo )?
Muito prezado Eduardo, salve Maria!
A confissão é um sacramento, e os sacramentos exigem contato pessoal do Ministro do Sacramento com aquele que recebe o Sacramento. Confissão por telefone não é possível. Muito menos pela Internet. Assim também a Missa pelo rádio ou pela TV não permite cumprir o preceito. Isso virou show e show até profanador e de baixa qualidade, que pode agradar a “católicos apostólicos corintianos” ou flamenguistas, como um vizinho meu, que ouve e vê, todo domingo, uma Missa pela TV com cânticos ridículos e horríveis.
Quanto ao fato de que muitos padres já não confessam nos confessionários, mas recebem os fiéis em saletas para “bate papos”, mais psicanalíticos do que sacramentais, deve-se lembrar que o Santo Padre o Papa João Paulo II determinou em recente documento — Misericórdia Dei — que fossem restabelecidos os confessionários nas igrejas e com grades, para manter, o quanto possível, o incógnito do penitente, e para separar fisicamente o confessor daquele — e principalmente daquela — que acusa seus pecados.
Infelizmente, no Brasil, a ordem do Papa de que se recoloquem os confessionários nas igrejas foi pouco obedecida. E os mais rebeldes são exatamente aqueles que mais exigem obediência ao Vaticano II, como se ele fosse o único e maior concílio da Igreja católica. O que não é verdade.
In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli
- Seção: Cartas
- Assunto: Doutrina Católica
Publicações relacionadas
Oração e Vida Espiritual: Para Meditação e Missa Diária: Liturgia da Quaresma – “depois de Cinzas” e Primeira Semana
Cartas: Aborto direto e estado de necessidade justificante
Cartas: Pecado original - Orlando Fedeli
Para comentar esta publicação
O site Montfort não permite a inclusão de comentarios diretamente em suas publicacões.
Para enviar comentários, sanar dúvidas, obter informações, ou entrar em debate conosco, envie-nos sua carta.
TAGS