Montfort Associação Cultural

23 de novembro de 2004

Download PDF

Comunismo

Autor: Orlando Fedeli

  • Consulente: Tamara
  • Localizaçao: Piracicaba – SP – Brasil
  • Escolaridade: Superior em andamento

O que é o comunismo?

Prezada Tamara, salve Maria.

Sua pergunta é bem concisa. Mas a resposta a ela demandaria volumes.

Respondo-lhe agora concisamente.

O Comunismo é a doutrina que afirma que a propriedade deve ser COMUM a todos, isto é, que não é legítimo alguém ter propriedade particular. Tudo seria do Estado, quer os bens de uso, quer os bens de produção. Bens de uso são, por exemplo, a casa em que se mora, o automóvel que se usa. Bens de produção seriam uma casa alugada, um automóvel ou uma máquina que se aluga, para auferir lucro.

O Comunismo moderno é proveniente da filosofia materialista de Karl Marx. Ele afirma que só existe a matéria. Nem Deus, nem a alma existiriam. Não haveria céu, nem inferno. A vida seria apenas aqui. Tudo seria feito por interesse material. Inclusive a carta que você me escreveu e esta que estou redigindo.

Todos seriam iguais.

A Igreja condenou o comunismo em inúmeros documentos, como “intrinsecamente mau” (Pio XI , Divini Redemptoris).Por essa razão a Igreja condenou qualquer cooperação com o Partido Comunista.

Alguns pretendem defender o socialismo, como sendo um comunismo de face humana. A Igreja Católica, pela encíclica Quadragesimo Anno, de PIo XI (1931) afirmou que é impossível ser católico e ser socialista ao mesmo tempo, porque estas são posições doutrinárias completamente antagônicas. Catolicismo e socialismo são termos opostos, que mutuamente se excluem.

Evidentemente, esta resposta não esgota o assunto que é bem vasto. Recomendo-lhe que leia as encíclicas Papais que trataram desse tema, desde o século XIX.

In Corde Jesu, semper,

Orlando Fedeli

TAGS

Publicações relacionadas

Artigos Montfort: O pseudo-materialismo de Karl Marx - Ronaldo Mota

Cartas: Comunista revela seu ódio à Igreja

Cartas: Socialismo vs. Catolicismo - Orlando Fedeli

Para comentar esta publicação

O site Montfort não permite a inclusão de comentarios diretamente em suas publicacões.

Para enviar comentários, sanar dúvidas, obter informações, ou entrar em debate conosco, envie-nos sua carta.

Saiba mais