Montfort Associação Cultural

21 de janeiro de 2005

Download PDF

Ciência e fé

Autor: Orlando Fedeli

  • Consulente: Clarice
  • Localizaçao: Cascavel – PR – Brasil

Se para voces Deus criou o homem, como explicar o aumento da população a partir de Adão e Eva. Segundo a biblia Deus criou Adão e Eva, que tiveram dois filhos Caim e Abel. Caim matou Abel, assim ficaram Adão, Eva e Caim. Como cresceu a humanidade. Adão e Caim tiveram filhos com Eva?

Espero resposta, muito obrigado

Clarice

Muito prezada Clarice,
salve Maria.

Sua dúvida é a de muitas outras pessoas. Quantas vezes, nas conferências e palestras que dei, e dou, em Faculdades e Colégios, os alunos me perguntam a mesma coisa.

Entretanto, a resposta é bem simples.

Os judeus eram um povo patriarcal. Isto siginifica que, nas famílias, o poder e a propriedade eram herdadas pelo primogênito. Dai, a Sagrada Escritura citar sempre, apenas, os primogênitos que herdariam a autoridade paterna, e não os irmãos menores.

Por isso, a Bíblia cita o primogênito de Adão e Eva, Caim. Mas, depois, cita Abel, o segundo filho, para explicar porque Caim perdeu o direito de herança de Adão: ele matou Abel.

Conseqüentemente, a Biblia teve que citar aquele que herdou a autoridade de Adão, que foi o seu terceiro filho, Set.

É claro que os filhos de Adão tiveram, necessariamente, que se casar com suas irmãs, pois que não havia outras mulheres no mundo.

Logo nas gerações seguintes, o casamento entre irmãos foi proibido, e os homens tiveram que casar com suas primas.

Você poderia, contra isso , opor o que diz Bíblia sobre Caim, que ele “foi para a África e lá conheceu sua mulher”, tendo dela um filho.

Alguns, então, julgam que Caim encontrou uma mulher que não conhecia, na África, e concluem, erradamente, que ele a conheceu só então. Ora, o verbo conhecer, em hebraico, pode siginificar ter relações conjugais. Por exemplo, Nossa Senhora disse para o anjo que não CONHECIA homem. E é evidente que ela tinha conhecimento de muitas pessoas , homens e mulheres. Quando ela diz que não CONHECIA homem, significava que não tinha tido nunca relações conjugais com um homem. Aliás, em português mesmo se diz; “Eu não conheço mulher”, para dar a entender que se é virgem.

Esperando tê-la atendido, me despeço atenciosamente

in Corde Jesus, semper,

Orlando Fedeli.

TAGS

Publicações relacionadas

Cartas: Evolucionismo e nazismo - Fábio Vanini

Cartas: Espécies humanas extintas - Fábio Vanini

Cartas: Evidência do Criacionismo - Fábio Vanini

Para comentar esta publicação

O site Montfort não permite a inclusão de comentarios diretamente em suas publicacões.

Para enviar comentários, sanar dúvidas, obter informações, ou entrar em debate conosco, envie-nos sua carta.

Saiba mais