Montfort Associação Cultural

17 de janeiro de 2010

Download PDF

Catedrais

Autor: Gabriela Quintale

  • Consulente: Anônimo
Prezados

Sou aluno do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie, e motivado por um artigo lido neste site, sobre escultura e filosofia na idade média, desenvolvi um projeto de pesquisa de iniciação científica que procura levantar, catalogar e analisar a sede das catedrais católicas da Região Metropolitana de São Paulo (incluindo a maronita, armênia, greco-melquita e as ortodoxas).

Este tema ainda fora escolhido por mim, como preparação para o desenvolvimento do meu trabalho final de graduação, onde pretendo realizar o projeto de uma catedral.

Durante a elaboação do projeto de pesquisa, tive certas dificuldades em encontrar bibliografias sobre o tema, assim como referências sobre estudos semelhantes ou até mesmo definições claras sobre o programa de uma catedral.

Dessa forma solicito, gentilmente, alguma referências sobre o programa de uma catedral, suas características de imlantação (certa vez ouvi que devem ser construídas sobe um lençol freático, mas não consegui encontrar nenhuma referência).

Atenciosamente

Carlos Perondi Wieck

Caro Carlos, salve Maria.
 
Uma das melhores obras para auxiliá-lo em sua pesquisa chama-se: “A Catedral gótica – origens da arquitetura gótica e o conceito medieval de ordem” do autor Otto Von Simson, Editorial Presença.
Esta edição que tenho é portuguesa, você precisaria tentar comprar pela internet. É um livro mais profundo. Para um estudante de arquitetura é leitura fundamental.
 
Existe uma edição pequena chamada “Construção de uma catedral”, do autor David Macaulay, editada pela Martins Fontes que é bem interessante para quem quer conhecer como eram feitas as catedrais desde as suas fundações. Seus desenhos reconstituem com rigor e precisão as etapas sucessivas da construção de uma catedral. À primeira vista o livro parece infantil mas vale a pena ler.
 
Também seria interessante o livro “Características dos estilos” do autor Robert Ducher, editado pela Martins Fontes. Este já dá as características de diversas artes diferentes, mas também acho que valeria a pena quem estuda arquitetura ter este livro.
 
Existem outras obras mas acho que dá para você começar.
 
Espero ter podido ajudar.
Salve Maria.
Gabriela De Laquila  Quintale.

TAGS

Publicações relacionadas

Artigos Montfort: Teoria tomista da Beleza - Padre Elílio Matos

Documentos da Igreja: Tra le sollicitudine – sobre a Música Sacra

Cartas: Música Barroca - Orlando Fedeli

Para comentar esta publicação

O site Montfort não permite a inclusão de comentarios diretamente em suas publicacões.

Para enviar comentários, sanar dúvidas, obter informações, ou entrar em debate conosco, envie-nos sua carta.

Saiba mais