Montfort Associação Cultural

11 de outubro de 2004

Download PDF

Cardeal Danneels pró uso de preservativos contra a AIDS

Cardeal DANNEELS pró uso de preservativos contra a AIDS

 

http://belgium.indymedia.org/news/2004/01/79642.php
by Axel
Thursday, Jan. 15, 2004 at 11:06 AM

(tradução nossa)

 

O primaz da igreja católica belga, o cardeal Godfried Danneels declarou domingo último, através da televisão holandesa, que não excluía a utilização de preservativo para não contrair o vírus da AIDS.

 

“Quando uma pessoa soropositiva diz ao seu parceiro ‘Eu quero ter relações sexuais’, ela deve usar o preservativo”, disse ele em emissão religiosa de televisão pública. Segundo o cardeal, esta relação (sexual) deveria ser evitada, “mas, se ela acontece, a pessoa deve usar de preservativo para não infringir o mandamento que condena a morte, mais que seguir aquele que proíbe o adultério”.

 

Godfried Danneels afirmou que « é com a  prevenção que se deve proteger contra a doença ou a morte. Moralmente, isto não se julga no mesmo nível quando um preservativo é usado para reduzir o número de nascimentos”.

 

Finalmente, o cardeal acrescentou que principalmente os bispos deveriam se deixar guiar por uma interpretação mais pragmática das regras.

 

Esta tomada de posição, no mínimo surpreendente e inesperada, se opõe às declarações feitas em outubro último por diversos representantes da Igreja católica que haviam pedido aos soropositivos de não usar preservativo, afirmando, contra ao alerta de especialistas, que ele não os protegia da AIDS.


 

Comentário:

 

cardeal Godfried Danneels, um dos líderes da linha modernista no Colégio dos Cardeais, e punido civilmente em 1997, por um tribunal belga, por acobertar crime de abuso sexual de menores vide notícia abaixo), é um dos que mais critica a linha moral adotada pelo Papa João Paulo II. 

 

Agora (15/01/04), se manifestou publicamente, pela Televisão, contra a orientação explícita do Papa a respeito de preservativos.  O Papa os condena, e o Cardeal Danneels, numa clara oposição ao Papa nessa matéria de Moral, os defende, assim como acobertou crimes sexuais de padre na Bélgica. E, apesar disso (ou seria também por causa disso…), é apresentado como papabile pela ala modernista do clero… Imagine-se se esse Cardeal for eleito Papa no próximo Conclave…

TAGS

Publicações relacionadas

Notícias e Atualidades: Tragédia das crianças-soldado causa um novo massacre em Uganda

Documentos da Igreja: Humani Generis

Vídeos: Paidéia - Marcelo Andrade

Para comentar esta publicação

O site Montfort não permite a inclusão de comentarios diretamente em suas publicacões.

Para enviar comentários, sanar dúvidas, obter informações, ou entrar em debate conosco, envie-nos sua carta.

Saiba mais