Montfort Associação Cultural

19 de setembro de 2006

Download PDF

Bispos eslovacos exortam fiéis a não apoiarem o registro da igreja mórmon

The Associated Press
BRATISLAVA, Eslováquia Bispos Católicos exortam os fiéis contra o registro de uma igreja mórmon na Eslováquia, afirmando que seria uma traição à Igreja Catóica .
 
No início do mês, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos öltimos Dias convidou todos os eslovacos “que prezam a liberdade religiosa” a assinarem uma petição apoiando seu pedido de montar uma igreja. A lei eslovaca exige vinte mil assinaturas para que uma igreja seja registrada legalmente.
 
Os Bispos eslovacos emitiram uma declaração, contudo, afirmando que a doutrina da igreja mórmon é “incompatível com a doutrina da Igreja Católica”.
 
Convocamos todos os Católicos… a não assinarem essa petição e a não trairem a Igreja Católica“, afirmou a declaração dos Bispos.
 
A igreja mórmon disse segunda-feira que não está buscando fazer proselitismo com fiéis da Igreja Católica.
 
Nós respeitamos a decisão de todo cidadão, e a petição não visava de maneira nenhuma converter ninguém à nossa fé“, afirmou o porta-voz dos mórmons Petr Valnicek. “A liberdade religiosa é só o que visávamos“.
 
A Eslováquia, uma nação centro-européia de 5,4 milhões de habitantes, é predominantemente Católica.
 
Há somente cerca de 100 mórmons na Eslováquia, e aproximadamente 2.000 na vizinha República Checa.
 
A igreja mórmon, sediada no estado norte-americano de Utah, alega ter mais de 12 milhões de membros no mundo todo.
 
A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos öltimos Dias respeita as leis de cada nação. Buscando o reconhecimento da lei, o presidente da igreja [mórmon] Gordon B. Hinckley disse que nós ‘entramos pela porta da frente’, satisfazendo todas as exigências que os governos esperam de nós“, afirmou Michael Otterson, um porta-voz dessa igreja em Salt Lake City.
 
Nesse caso, a igreja [mórmon] tem apreciado trabalhar construtivamente com o ministério governamental responsável por essas questões na República Eslovaca. Essa nação, como membro recente da União Européia, vem enfatizando uma maior abertura, democracia e liberdade de religião, e a igreja [mórmon] é grata por participar de um processo que abençoará a vida de todo o seu povo.”
 
A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos öltimos Dias foi fundada em 1830, por Joseph Smith. A igreja mórmon reconhece suas diferenças teológicas com a Igreja Católica. Entre as questões de discordância estão o uso que a igreja mórmon faz de escrituras extras, como o Livro de Mórmon, e diferentes interpretações da Trindade, afirmou Otterson.

TAGS

Para comentar esta publicação

O site Montfort não permite a inclusão de comentarios diretamente em suas publicacões.

Para enviar comentários, sanar dúvidas, obter informações, ou entrar em debate conosco, envie-nos sua carta.

Saiba mais