Montfort Associação Cultural

12 de maio de 2010

Download PDF

Bento XVI fala em filhos rebeldes e insubmissos na Igreja

 
Bento XVI admitiu hoje que a Igreja tem “filhos insubmissos e até rebeldes”, mas assegurou que “nenhuma força adversa poderá jamais destruir a Igreja”.
 
Esta última passagem da homilia papal foi sublinhada com palmas dos que se reuniram no Terreiro do Paço, em Lisboa.
 
A nossa fé tem fundamento, mas é preciso que esta fé se torne vida em cada um de nós”, disse o Papa.
 
Na primeira Missa a que presidiu em solo português, Bento XVI afirmou ser “cada vez menos realistapressupor a existência da fé entre os que se afirmam católicos.
 
Muitas vezes preocupamo-nos afanosamente com as consequências sociais, culturais e políticas da fé, dando por suposto que a fé existe, o que é cada vez menos realista”, indicou.
 
Perante vários milhares de pessoas, Bento XVI evocou santos e mártires da Cidade, referindo que ao olhar para eles “esta Igreja local concluiu justamente que a prioridade pastoral hoje é fazer de cada mulher e homem cristão uma presença irradiante da perspectiva evangélica no meio do mundo, na família, na cultura, na economia e na política”.
 
O Papa admitiu que se colocou “uma confiança talvez excessiva nas estruturas e programas eclesiais, na distribuição de poderes e funções”.
 
“É preciso voltar a anunciar com vigor e alegria o acontecimento da morte e ressurreição de Cristo, coração do cristianismo, fulcro e sustentáculo da nossa fé, alavanca poderosa das nossas certezas”, disse aos fiéis presentes.
 
Bento XVI deixou uma palavra particular aos jovens que compareceram na cerimónia, pedindo que transmitam aos outros como “é belo ser amigo de Jesus” e que “vale a pena segui-lo”.
 
Com o vosso entusiasmo, mostrai que entre tantos modos de viver que hoje o mundo parece oferecer-nos – todos aparentemente do mesmo nível -, só seguindo Jesus é que se encontra o verdadeiro sentido da vida”, apelou.

TAGS

Publicações relacionadas

Artigos Montfort: Os modernistas exigem que Bento XVI se demita do papado, `sem o que…`

Artigos Montfort: Mais um Eco ´iludido` - Orlando Fedeli

Cartas: João XXIII, Paulo VI e a Maçonaria - Orlando Fedeli

Para comentar esta publicação

O site Montfort não permite a inclusão de comentarios diretamente em suas publicacões.

Para enviar comentários, sanar dúvidas, obter informações, ou entrar em debate conosco, envie-nos sua carta.

Saiba mais