Artigo do folheto "O Domingo" diz que é o povo que celebra a Missa
Autor: Orlando Fedeli
- Consulente: Luis Roberto Contri Lopes
- Localizaçao: São Carlos – SP – Brasil
- Escolaridade: 2.o grau concluído
- Profissão: Técnico Em Eletrônica
- Religião: Católica
Saudações professor Orlando e amigos da Montfort.
Na santa Missa desse domingo o semanário litúrgico-catequético “O Domingo”,da editora Paulus, traz a seguinte coluna em sua última página a qual transcrevo abaixo:
O DOMINGO ANO LXXIV -REMESSA IX- 18-6-2006 NUMERO 30
CATEQUESE LITöRGICA
9.PARTICIPAÇÃO E SACERDÓCIO
O Concílio Vaticano II foi mesmo um segundo Pentecostes!Entre as coisas bonitas que ele resgatou está o sacerdócio comum dos fiéis.Essa expressão aparece,de certo modo,na constituição sobre a liturgia.O artigo 14 da Sacrosanctum Concilium,usando o texto das Sagradas Escrituras(1Pd 2,9; cf. 2,4-5),recorda-nos a natureza do povo de Deus: “raça escolhida,sacerdócio real,nação santa,povo adquirido”.A participação,outro nome que se dá a esse sacerdócio comum dos fiéis,foi expressão comun a outra constituição do Concílio, a Lumen Gentium,10.
Não se trata de invenção nem de novidade,mas de resgate.Essa outra constituição diz no mesmo artigo: “Por seu lado os fiéis,em virtude do seu sacerdócio régio,têm também parte na oblação da eucaristia e exercem o sacerdócio na recepção dos sacramentos,na oração e na ação de graças,no testemunho de uma vida santa,na abnegação e na caridade operante”.
Dizemos com segurança: é todo o povo de Deus que celebra.Não é o padre que faz a missa para os fiéis,mas é todo o povo de Deus,presidido pelo ministério ordenado,que eleva a Deus a ação de graças pela ressurreição de Jesus.As orações eucarísticas no-lo comprovam.O uso do pronome na primeira pessoa do plural (nós) revela que o padre,exercendo a sua função presidencial,o faz em nome de todo o povo de Deus.É ele o porta-voz dos que foram convocados e reunidos na força do Espírito.
Assim,a participação dos fiéis é o exercício do sacerdócio comum conferido pelo batismo.Essa “retomada” conciliar é sinal do Espírito que anima e renova a Igreja: “O Espírito Santo(…) ensinará a vocês todas as coisas e fará vocês lembrarem tudo o que eu lhes disse”(Jo 14,26)
Pe. Danilo César
Sempre leio as colunas finais do folheto das missas.
E observei que colunas de “catequese” nesse estilo ambiguo começaram praticamente desde a alguns meses que o papa Bento XVI foi eleito.
Coincidência?
De repente,resolveram catequisar o povo e exaltar o Concílio Vaticano II.
Dizem que a melhor defesa é o ataque.Portanto,se “eles” estão atacando é porque querem se defender de uma possível resolução papal,para breve,que vise a acabar com abusos ou talvez decretar o retorno da Missa de São Pio V.
Deus queira que seja isso!
Que venha o triunfo do Coração Imaculado da Virgem Santíssima!
Salve Maria.
A frase que ele coloca depois insinua que o povo celebra a Missa como o Padre:
“Dizemos com segurança: é todo o povo de Deus que celebra“.
Essa frase tem sabor de heresia pois que o povo só participa da celebração, propriamente o povo não celebra.
“Não é o padre que faz a missa para os fiéis, mas é todo o povo de Deus, presidido pelo ministério ordenado,que eleva a Deus a ação de graças pela ressurreição de Jesus.
Escreva-me sempre.
In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli
- Seção: Cartas
- Assunto: Doutrina Católica
- Temas: Liturgia • Missa Nova • Missa Tridentina
Publicações relacionadas
Oração e Vida Espiritual: Próprio da Missa de Sábado das Têmporas do Advento
Notícias e Atualidades: Suspensão “a divinis” para seis Franciscanos da Imaculada
Artigos Montfort: Lauda Sion Salvatorem: Canto Sacro, Beleza e Conteúdo Doutrinário
Para comentar esta publicação
O site Montfort não permite a inclusão de comentarios diretamente em suas publicacões.
Para enviar comentários, sanar dúvidas, obter informações, ou entrar em debate conosco, envie-nos sua carta.
TAGS