Montfort Associação Cultural

22 de outubro de 2004

Download PDF

Anátema

  • Consulente: Anônimo

Sempre que me perguntam, tenho respondido, mas não com segurança, o seguinte:

- Que Deus é este que manda exterminar povos inteiros inclusive crianças tal é o caso de consagração de cidades consagradas como anátema a Javé (Js 6,17 e vários outros)?

Caro Senhor Oswaldo, salve Maria!

Deus é o Senhor da vida e da morte. Algumas pessoas perguntam a respeito da justiça divina quando Deus manda votar uma cidade ao anátema no antigo testamento. No entanto, cabe salientar que Deus, nestes casos específicos, assim o ordenava para que o povo judeu, ainda tíbio na fé, não fosse desviado dos caminhos de Deus pela influência perniciosa destes povos.

Pode-se dizer que Deus, sendo onisciente, sabia das conseqüências funestas para o povo eleito se aquelas cidades específicas continuassem existir, punindo-as com o aniquilamento, como Ele o fez com Sodoma e Gomorra.

E ainda, como dizem as palavras de São Paulo: “porque (aquilo que os homens julgam ser) loucura de Deus é mais sábio que os homens; e (aquilo que os homens julgam ser) fraqueza de Deus, é mais forte que os homens”. (Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios, I, 25, Biblia Sagrada, tradução do padre Matos Soares).

Esperando tê-lo atendido, me despeço,

Paulo Sergio Pedrosa

TAGS

Publicações relacionadas

Oração e Vida Espiritual: Adoro te devote

Notícias e Atualidades: A Alegria da Ressurreição

Cartas: Auto-comunhão - Orlando Fedeli

Para comentar esta publicação

O site Montfort não permite a inclusão de comentarios diretamente em suas publicacões.

Para enviar comentários, sanar dúvidas, obter informações, ou entrar em debate conosco, envie-nos sua carta.

Saiba mais