Montfort Associação Cultural

1 de março de 2011

Download PDF

Adeusinho, Cardeal Mahony…

Por Daniel Hamiche, Americatho.org, 1 de março de 2011

Tradução Montfort.org.br

 

As duas faces do Cardeal Mahony: à esquerda, “Hereges e pró-aborto, sejam bem vindos!”, à direita, “Tradicionalistas, fora!”
 
Finalmente aconteceu! O Cardeal Roger Mahony não é mais, oficialmente, desde hoje, o arcebispo de Los Angeles (California) a maior diocese católica dos Estados Unidos. O Santo Padre aceitou hoje mesmo sua demissão por limite de idade e com uma grande celeridade, pois o Cardeal chegou aos 75 anos no dia 27 de fevereiro: dois dias de prazo… Evidentemente, ninguém pensou em prorrogação em Roma! De todo modo, já se sabia que não haveria “interregno” já que o arcebispo de San Antonio (Texas), Dom José H. Gomez tinha sido nomeado coadjutor em 6 de abril de 2010. Na véspera do anúncio oficial pela Santa Sé, uma cerimônia simbólica se desenrolou na horrível catedral Our Lady of the Angels, antecipando de um diazinho o anúncio oficial de Roma. O Cardeal Mahony transmitiu ontem sua cruz episcopal a Dom Gomez, no próprio dia do 75º. aniversário do Cardeal.

O Cardeal Mahony, nomeado bispo em 1975, fazia parte da legião de bispos liberais (moderados ou ultra…) conduzidos ao episcopado pelo Núncio da época, Dom Jadot, prelado que era também extremamente liberal… [Será que não havia, na época, liberais também em Roma?] Um dos méritos de João Paulo II foi o de ter em seguida conduzido uma política de nomeações muito mais ortodoxas para i-los substituindo gradualmente. Política que Sua Santidade Bento XVI está levando hoje a seu termo. 

Com Mahony, elevado à Sé episcopal de Los Angeles em 1985, uma página é virada para a Igreja local. Mesmo os mais favoráveis ao Cardeal Mahony, e eu penso aqui no Los Angeles Times, falam de um balanço “com nuances”. Ou seja… O balanço do quarto de século do Cardeal Mahony ainda deve ser feito. Objetivamente falando não vai ser nada positivo.

TAGS

Publicações relacionadas

Para comentar esta publicação

O site Montfort não permite a inclusão de comentarios diretamente em suas publicacões.

Para enviar comentários, sanar dúvidas, obter informações, ou entrar em debate conosco, envie-nos sua carta.

Saiba mais