Montfort

Espaço do Leitor

Perguntas & Respostas | Enviar dúvidas | Livro de Visitas | Assinar Boletim

Pergunta

** Citações bíblicas

De: PATRICIA DE SOUSA PEREIRA E SILVA
Enviada em: Sábado, 19 de Junho de 2004
Localidade: Colinas, TO
Idade: 20
Escolaridade: 2.o grau completo

BASEADO EM REFERENCIAS BIBLICAS,GOSTARIA DE OBTER AS SEGUINTES RESPOSTAS: ONDE A BIBLIA CITA QUE APOS O NASCIMENTO DE CRISTO MARIA PERMANECEU VIRGEM?

ONDE A BIBLIA CITA PERMITE OU RECOMENDA ADORAÇAO E VENERAÇAO DE IMAGENS?

VOCE E UM EX EVANGELICO?

VOCE CONSIDERA OS EVANGELICOS UMA SEITA?PORQUE?

Resposta

Prezada Patrícia, salve Maria, "Mãe de meu Senhor" (S. Lucas, I, 43)

Você faz duas perguntas, pedindo citações bíblicas:

1 - "ONDE A BIBLIA CITA QUE APOS O NASCIMENTO DE CRISTO MARIA PERMANECEU VIRGEM?"

A Bíblia não tem que dizer o que você quer ler. A Bíblia revela as verdades que Deus quis nos comunicar, da forma como Ele quis nos comunicar. Assim, por exemplo, não há nenhuma fórmula explícita da Santíssima Trindade na Bíblia. Isso significa que essa doutrina tão fundamental não é verdadeira? Claro que não!

Deus revelou as verdades e incumbiu Pedro da guarda e da interpretação livre de erros dessas verdades. Sem Pedro - o Papa - o livre exame protestante só leva ao caos e à desordem.

A Bíblia não fala explicitamente que Maria Santíssima permaneceu virgem, pelas razões expostas acima. Deduz-se das Escrituras que Maria permaneceu sempre virgem, pois Cristo não teve irmãos, ao contrário do que dizem os protestantes. Os "irmãos" de que fala a Escritura são parentes próximos de Nosso Senhor. Já Santo Agostinho mostrava isso no século IV.

Também não era aceitável que a Mãe de Deus (como diz S. Lucas) tomasse outro esposo na Terra, tendo sido desposada pelo Espírito Santo. Nem São José se atreveria a violar aquela que foi escolhida para gerar o Verbo de Deus. Ao contrário, São José honrou e protegeu Maria Santíssima, e por isso ele é chamado "o justo José".

Além disso, não fazia sentido que Maria tivesse outros filhos, pois ela prezava enormente a virgindade desde sempre, mesmo antes de conceber do Espirito Santo. Não fazia o mínimo sentido Maria desejar ter outros filhos humanos.

Convinha também que Maria imitasse a Cristo em tudo. Cristo permaneceu virgem até a morte e morte de cruz. Maria, sendo perfeita imitadora de Cristo, também deveria fazer o mesmo, pois Cristo era carne de sua carne, sangue de seu sangue.

2 - "ONDE A BIBLIA CITA PERMITE OU RECOMENDA ADORAÇAO E VENERAÇAO DE IMAGENS?"

Adoração em lugar nenhum. Por isso a Igreja Católica não adora as imagens.

Veneração em vários. Por exemplo:

"Levantando-se bem cedo, Josué desfez o acampamento e partiu de Setim com todos os filhos de Israel. Chegados ao Jordão, aí se detiveram antes de atravessá-lo. Passados três dias, os oficiais atravessaram pelo meio do acampamento, dando ao povo esta ordem: Quando virdes a arca da aliança do Senhor, vosso Deus, levada pelos sacerdotes, filhos de Levi, deixareis vosso acampamento e vos poreis em marcha, seguindo-a. (...) Guardai-vos de vos aproximar dela. Isso para que possais conhecer o caminho por onde deveis ir, porque nunca passastes por ele. Josué disse ao povo: Santificai-vos, porque amanhã o Senhor operará no meio de vós coisas maravilhosas. Depois falou aos sacerdotes: Tomai a arca da aliança e ide, adiante do povo. Eles tomaram a arca da aliança e caminharam à testa do povo. (...). Eis que a arca da aliança do Senhor de toda a terra vai atravessar diante de vós o Jordão. Tomai doze homens, um de cada tribo de Israel. Logo que os sacerdotes que levam a arca de Javé, o Senhor de toda a terra, tiverem tocado com a planta dos seus pés as águas do Jordão, estas serão cortadas, e as águas que vêm de cima pararão, amontoando-se. O povo dobrou suas tendas e dispôs-se a passar o Jordão, tendo diante de si os sacerdotes que marchavam na frente do povo levando a arca. No momento em que os portadores da arca chegaram ao rio e os sacerdotes mergulharam os seus pés na beira do rio - o Jordão estava transbordante e inundava suas margens durante todo o tempo da ceifa -, as águas que vinham de cima detiveram-se e amontoaram-se em uma grande extensão, até perto de Adom, localidade situada nas proximidades de Sartã; e as águas que desciam para o mar da planície, o mar Salgado, foram completamente separadas. O povo atravessou defronte de Jericó. Os sacerdotes, que levavam a arca da aliança do Senhor, conservaram-se de pé sobre o leito seco do Jordão, enquanto que todo o Israel passava a pé enxuto. E ali permaneceram até que todos passassem para a outra margem." (Josué 3)

Não só veneração como procissão, tão criticada pelos protestantes.

Que tal? É a Bíblia, minha cara, que confirma a doutrina Católica e condena os protestantes...

Esperando ter respondido, desejando sua conversão à única Igreja verdadeira, a Igreja Católica Apostólica Romana,

In Jesu et Mariae
Marcos Libório

 


Home | Veritas | Cadernos Montfort | Documentos da Igreja
Destaques da Imprensa | OraçõesEspaço do leitor

© Associação Cultural Montfort
Dúvidas relacionadas aos artigos: preencha o formulário