Política e Sociedade

Qual partido político está mais próximo da doutrina Católica?
PERGUNTA
Nome:
Márcio
Enviada em:
12/04/2006
Local:
Curitiba - PR, Brasil
Religião:
Católica
Escolaridade:
Superior concluído
Profissão:
Atendente Comercial Ii

Paz e Bem!!

Caros irmãos da Montfort, desejo nesta semana muitas bençãos ao trabalho de vocês, na defesa do Verdadeiro Cristianismo, aquele mantido na Santa Igreja Católica.

As perguntas que faço à vcs, são de cunho político:

- Não quero ficar alheio à política, por isso estava pensando seriamente em me filiar à algum partido;

Por muito tempo acreditei que os Partidos de Esquerda eram os verdadeiros Oásis da Verdade, infelizmente me decepcionei com o que vi. Não posso negar que tem muita gente boa em partidos de esquerda, aliás muitos amigos meus, porém esta gente boa não é suficiente para apagar a "obra" do que "a de ruim".

Minha pergunta é simples.

- Temos no Brasil algum Partido Político, que ao menos, esteja próximo aos valores da Doutrina Católica?

Sei pelo pouco que pude estudar, que a Santa Igreja, em sua Doutrina Social, condenou os 2 extremos: Comunismo/Socialismo e Capitalismo/Liberalismo.

Seria o PSDC - Partido Social Democrata Cristão, uma boa opção para um Católico?

Vcs conhecem este partido e seus dirigentes?

Vistando o sítio do partido ( http://www.psdc.org.br/), encontrei alguns dados:

Fonte: http://www.psdc.org.br/paginas/borda.htm

"HISTÓRIA

No final da Segunda Guerra Mundial, Konrad Adenauer na Alemanha, e Alcides de Gasperi, na Itália, formularam uma nova Doutrina Política, com o objetivo central de construir uma sociedade livre, justa e solidária. Chamaram de Democracia Cristã este novo pensamento político, ou seja, uma Doutrina Política democrática e fundamentada nos valores humanísticos do Cristianismo: Liberdade, Justiça e Solidariedade.

No ano de 1945, inspirado nos ideais de Adenauer e De Casperi, o Professor de Direito da USP, Cesarino Júnior, juntamente com outros companheiros, entre eles Tristão de Athaíde, fundaram na Cidade de São Paulo, no Teatro Municipal, no dia 9 de julho, o PDC – Partido Democrata Cristão...."

Outro trecho interessante que encontrei no sítio:

Fonte:http://www.psdc.org.br/paginas/borda.htm

"MANIFESTO AO POVO BRASILEIRO

EUROPA 1945.

Fim da Segunda Grande Guerra Mundial.

Apenas grotescos caminhos restavam das ruas.

As cidades destruídas, eram esfinges mortas, embaçadas pela fumaça. E os homens errantes, famintos, desamparados de qualquer esperança...

Foi exatamente neste cenário de dor, agonia, descrença, ausência de futuro, desesperança, que uma nova luz iluminou o mundo: A CHAMA DA DEMOCRACIA CRISTÃ !

Inspirando-se nos valores humanísticos do Cristianismo, no testemunho do Evangelho e nos ensinamentos das Encíclicas RERUM NOVARUM de Leão XIII e QUADRAGESSIMO ANO DE PIO XII, dois homens, ADENAUER, na Alemanha e DE GASPARI, na Itália, plantaram na alma dos cidadãos do seu tempo, um novo conceito de sociedade..."

Sei que não é missão desta Associação, fazer propaganda deste ou daquele partido, apesar de ser extremamente necessário fazer apontamentos sobre o que vai contra a Doutrina Católica. Porém peço ajuda neste caso, já abandonei, felizmente, caminhos que julgava "certo", agora quero estar na trilha correta.

Pergunta:

Existem países com Partidos Católicos?

Na Paz de Cristo e no Amor de Maria!!!

Márcio
RESPOSTA

Muito prezado Márcio ,
Salve Maria.
 
    Nenhum partido político é recomendável. Todos eles estão dominados pelos inimigos de Deus. Aliás, o próprio conceito de partido é ruim.
    O tal partido democrata cristão é sucessor do movimento Sillon condenado por São Pio X. Na Itália, esse partido foi o grande favorecedor do socialismo. No Brasil, ele foi o partido da Ação Católica, movimento dominado pelas idéias do Modernismo e sempre foi aberto ao socialismo.
    O que posso he aconselhar é que não se inscreva jamais em nenhum partido: ou você será usado por ele, ou pode entrar num mensalão qualquer. Partidos não são recomendáveis para quem quer permanecer fiel à Deus e à Igreja.

In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli