Doutrina

Veneração a Nossa Senhora
PERGUNTA
Nome:
Gilmar
Enviada em:
23/09/2008
Local:
Brusque - SC, Brasil
Religião:
Católica
Escolaridade:
1.o grau incompleto



Ola bom dia.A minha pergunta é a seguinte, eu gostaria de saber se maria santissima ela é venerada pela igreja desde o nascimento de jesus ou a igreja passou a venerar nossa senhora tempos depois. Salve maria.

RESPOSTA


Prezado Gilmar,
Salve Maria.

     Claro que Nossa Senhora sempre foi venerada na Igreja, pois é impossível ser amigo de Cristo e não respeitar e venerar sua mãe. O próprio Evangelho relata as palavras da mulher que, ouvindo Nosso Senhor pregar disse: bem aventurado o ventre que te trouxe. E Santa Isabel diz, ao receber Nosso Senhora: “que ventura é a minha de receber a Mãe do meu Senhor!”, “bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre”! Além disso, depois da Ascensão é em torno da Virgem Santíssima que se reúnem todos os discípulos de Nosso Senhor, esperando o Espírito Santo que Ele prometera.
     Mas é verdade também que, como passar do tempo, como acontece com todos os dogmas, aliás, a Igreja foi explicitando cada vez mais o papel único de Nossa Senhora na Redenção, de modo que hoje temos muito mais clara e definida essa doutrina, embora ela seja a mesma desde o princípio da Igreja. Como acontece com tudo, quanto mais uma verdade é atacada, mais a Igreja se vê obrigada a fazer documentos e estudos para defendê-la, o que vai esclarecendo a Fé dos próprios católicos.
     Leia o livro Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem Maria, que lhe será muito esclarecedor.
 
Salve Maria.
Ivone Fedeli