Doutrina

Batismo de crianças
PERGUNTA
Nome:
Bianca
Enviada em:
07/11/2004
Local:
Duque de Caxias - RJ,
Religião:
Protestante
Idade:
19 anos
Escolaridade:
Superior em andamento

Pq batizar crianças e qual as consequencias de nao faze~lo? Gostaria q o senhor apontasse os textos BIBLICOS nos quais se baseou por favor. Paz do SEnhor JESUS.
RESPOSTA


Cara Bianca, salve Maria, "mãe do meu Senhor".

Transcrevo abaixo, o que diz a Enciclopédia Católica a respeito do assunto:

"O batismo de crianças tem sido, contudo, objeto de muita disputas. Os valdenses e os cátaros, e mais tarde os anabatistas, rejeitaram a doutrina que diz que crianças são capazes de receber um batismo válido, e alguns sectários dos dias de hoje mantém a mesma opinião. A Igreja Católica, todavia, mantém absolutamente que a lei de Cristo se aplica tanto a adultos quanto a crianças. Quando o Redentor declara (João 3) que é necessário nascer de novo da água e do Espírito Santo de forma a entrar no Reino de Deus, Suas palavras podem ser justamente entendidas como significando que Ele inclui todos aqueles que sejam capazes de ter o direito ao seu reino. Mas, Ele assegurou este direito para aqueles que não são adultos quando ele diz (Mateus 19:14)

"Deixai os meninos, e não queirais impedí-los de vir a mim, porque destes tais é o reino dos céus".

Tem sido objetado que este último texto não se refere a crianças, mas que Cristo diz para "vir a mim". Na passagem paralela em São Lucas (18:15), contudo, o texto diz:

"E traziam-lhe também meninos, para que os tocasse", e então seguem as palavras citadas no Evangelho de São Mateus. No texto Grego, as palavras brepe e prosepheron se referem a crianças de colo. Além disso, São Paulo (Colossenses 2) diz que o batismo na Nova Lei tomou o lugar que a circunscisão tinha na Antiga. Era nas crianças que o rito de circunscisão era mais aplicado pelo preceito Divino. Se se disser que não há exemplos do batismo de crianças na Bíblia, podemos responder que as crianças estavam inclusas em frases como:

"E tendo sido batizada ela e toda sua família" (Atos 16:14); "foi batizado ele e toda sua famíla" (Atos 16:33); "E batizei também a família de Estéfanes." (1 Coríntios 1:16)." (Infant Baptism, Baptism, Catholic Encyclopedia,  http://www.newadvent.org/cathen/02258b.htm#XIV. Negrito meu).

Esperando tê-la atendido, me despeço.

In Corde Iesu,

Paulo Pedrosa