Ciência e Fé


O Procurador Geral da República, dr. Cláudio Fonteles entrou com uma Ação de Inconsticionalidade contra a Lei da Biossegurança no que tange a manipulação de embriões humanos, causando sua morte. Nesta Ação são mencionados 10 pesquisadores-professores que deverão ser ouvidos nas audiências para julgamento da mesma.
 
Entrevistamos via telefone quatro dos dez professores mencionados e disponibilizamos aos prezados leitores o audio da conversa.
 
Apresentamos abaixo um pequeno curriculum dos entrevistados, retirado do site do Núcleo de Ética em Pesquisa, o NEP --  www.nep.org.br -- , um site que "surgiu da necessidade de vários pesquisadores em divulgar fatos científicos reais em oposição ao que vem sendo divulgado na mídia e nos meios acadêmicos de forma inverossímil e irresponsável."
 

 
Profa. Dra. Alice Teixeira Ferreira, PhD
Chefe do Conselho Científico HemoCord

Com a vida dedicada à pesquisa e ao ensino, a Dra. Alice é Professora Livre Docente de Biofísica da Universidade Federal de São Paulo- Escola Paulista de Medicina (UNIFESP-EPM), além de Membro do Núcleo Interdisciplinar de Bioética da Unifesp e Orientadora do Curso de Pós-graduação em Biologia Molecular na mesma universidade.

Durante sua formação realizou Pós-Doutoramento na Cleveland Clinic Foundation, Ohio, Estados Unidos e durante sua carreira recebeu 9 premiações, incluindo 2 vezes a premiação por produtividade em pesquisa da Unifesp, Prêmio Siemens Oncology, Prêmio Avandamet no 9º Congresso Multiprofissional e Multidisciplinar em Diabetes, Prêmio da American Association Advancement of Science, Premio Magaldi da Sociedade Brasileira de Nefrologia e o Prêmio Manuel de Abreu da Faculdade de Medicina da Santa Casa de Misericordia de São Paulo.

A Dra. Alice é autora de mais de duzentas publicações científicas.
 
 
Prof. Dra. Cláudia Maria de Castro Batista, PhD
Pós-doutorada em Biologia da célula-tronco neural pela Universidade de Toronto – Canadá

Professora Associada do Departamento de Histologia e Embriologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro
 
 
Dra Elizabeth Kipman Cerqueira

Médica ginecologista; especialista em Logoterapia e Logoteoria aplicada à Educação.

É integrante da Comissão de Ética e Coordenadora do Depto. de Bioética do Hospital São Francisco, em Jacareí, interior de São Paulo.
 

 
Prof. Rogério Pazetti
Pesquisador e doutorando na USP

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Mackenzie. Pesquisador e doutorando em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

É membro fundador e coordenador do NEP, Núcleo de Ética em Pesquisa. Participante constante em Congressos e eventos sobre ética em pesquisas científicas.

    Para citar este texto:
""
MONTFORT Associação Cultural
http://www.montfort.org.br/bra/veritas/ciencia/entrevista_acao_inconstitucionalidade/
Online, 18/04/2024 às 18:15:31h