Comentários

Stylyng 5 - Descompasso: Enquanto o Cardeal Ivan Dias parece dar “adeus” ao “diálogo inter-religioso”, a CNBB o promove

STYLYNG 
13 de setembro de 2006


 
Alguma coisa está mudando com a reforma da Cúria Romana feita pelo Papa Bento XVI! [Ainda bem que a Cúria Romana não é como os "Ministérios Brasileiros" que mudam os Ministros, mas continua tudo como "dantes nos ministérios de Abrantes" !... ]
 
Vejam, por exemplo, o que diz o Cardeal Ivan Dias, novo Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, sobre o “diálogo inter-religioso”, a 99 bispos recém nomeados e convocados por ele para uma reunião, em Roma, de 10 a 23 de setembro, sobre as novas diretrizes.
 
Disse o Cardeal Ivan Dias: 
 
 "o diálogo inter-religioso não pode ser interpretado como o novo credo do relativismo, que se opõe à conversão e à missão. A Igreja está empenhada num diálogo verdadeiro e não numa pura e simples negociação com nossos irmãos".
 
E prosseguiu:
 
“A tarefa urgente do diálogo inter-religioso é a de abrir a via do anúncio de "Cristo, caminho, verdade e vida". Esse diálogo não pode substituir o anúncio, mas deve ser orientado ao anúncio".
 
Por seu lado, -- que não parece ser o lado da Igreja Católica -- a CNBB anuncia a realização da XIV Assembléia do Diálogo Católico/Judaico, a ser realizada no período de 13 a 19 de setembro, em Porto Alegre, certamente nos mesmos moldes das 13 dialogantes assembléias anteriores, ou seja, baseada no “credo do relativismo que se opõe à conversão”, como afirmou o Cardeal Dias.
 
Os temas desta XIV dialogante Assembléia Católico/Judaico são:
 
- Ética e Meios de Comunicação – do jornalista Jaime Spitikowski;
 
- Ética e Cidadania, com o Dr. Moacyr Scliar;
 
- Ética e Ensino com o Dr. Sérgio Rogério Azevedo Junqueira.
 
'Excelentes'  temas para "abrir a via do anúncio de "Cristo, caminho, verdade e vida", como salientou ainda o Cardeal Ivan Dias... Aliás, pelos expositores indicados, o XIV diálogo promete ser mais um monólogo...
 
Só mais uma perguntinha à  Comissão Nacional de Diálogo Religioso Católico/Judaico, da CNBB: quais os resultados concretos das outras 13 dialogantes anteriores assembléias?
 


Notícias acima referidas:

1 - Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos abre seminário para bispos - 13/09/2006 - 09:15
 
http://www.catolicanet.com/?system=news&action=read&id=42725&eid=295 
 
O Bispo é, por sua natureza sacramental, um missionário enviado a anunciar Cristo ao mundo. Portanto, em cada atividade pastoral, a animação missionária deve constituir seu principal empenho": foi o que afirmou, na manhã de hoje, o recém-nomeado Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, Cardeal Ivan Dias, na abertura dos trabalhos do seminário de estudos "Propaganda fidei" dirigido aos 99 bispos de recente nomeação, em países de missão.
A agência missionária de notícias FIDES noticia que o cardeal destacou, em seu pronunciamento, o tema da formação nos países de missão, "um desafio que diz respeito a todos, bispos, sacerdotes, religiosos, religiosas, seminaristas, leigos e catequistas, e que é uma prioridade nos países de missão, que estão vivendo um momento de maturação e crescimento, o que pede uma sólida e permanente formação de todos, se se quer salvaguardar o futuro de nossas Igrejas".
Outra área destacada pelo Cardeal Ivan Dias foi a da inculturação e do diálogo inter-religioso. O cardeal sublinhou que "o diálogo inter-religioso não pode ser interpretado como o novo credo do relativismo, que se opõe à conversão e à missão. A Igreja está empenhada num diálogo verdadeiro e não numa pura e simples negociação com nossos irmãos".
"A tarefa urgente do diálogo inter-religioso - precisa- é a de abrir a via do anúncio de "Cristo, caminho, verdade e vida". Esse diálogo não pode substituir o anúncio, mas deve ser orientado ao anúncio" - afirmou o purpurado.
Em relação ao desafio do nacionalismo, do tribalismo e do fenômeno de castas, o Cardeal Ivan Dias exortou os prelados "a rezarem com insistência e com coragem, contra essas formas que obscurecem a autêntica face de Cristo e da Igreja, causando divisões, discórdias e, freqüentemente também, a morte entre aqueles que são irmãos em Cristo e filhos de um único Pai".

* * *
2 - Assembléia do Diálogo Religioso Católico/Judaico
 
13/09/2006 - 08:41
 
Fonte: CNBB  - http://www.catolicanet.com/?system=news&action=read&id=42722&eid=298
 
A Comissão Nacional de Diálogo Religioso Católico/Judaico vai realizar, em Porto Alegre (RS), nos dias 17 e 18 de setembro de 2006, a XIV Assembléia do Diálogo Católico/Judaico. No dia 17, o tema a ser desenvolvido pelo jornalista Jaime Spitikowski, será Ética e Meios de Comunicação. No dia seguinte, Ética e Cidadania, com o Dr. Moacyr Scliar e Ética e Ensino com o Dr. Sérgio Rogério Azevedo Junqueira.
 
Informações na Casa da Reconciliação, pelo telefone (31) 3884-1544 ou pelo e-mail: dcj@casadareconcilização.com.br e na Congregação Israelita Paulista, pelo telefone (11) 3259-7828.
 

    Para citar este texto:
"Stylyng 5 - Descompasso: Enquanto o Cardeal Ivan Dias parece dar “adeus” ao “diálogo inter-religioso”, a CNBB o promove"
MONTFORT Associação Cultural
http://www.montfort.org.br/bra/imprensa/styling/stylyng_005/
Online, 16/04/2024 às 17:46:55h