Doutrina

Cristo era favorável a pena de morte?
PERGUNTA
Nome:
Leandro
Enviada em:
06/12/2008
Local:
São Carlos - SP, Brasil
Religião:
Católica


estive lendo um artigo sobre pena de morte e observei que o senhor:Orlando Fedeli a defende e o que é o pior , diz que está na biblia e que o proprio Cristo
a defende , hora se Cristo defendesse a pena de morte, ele nao perdoaria o tal do ladrao bom, que foi crucificado ao seu lado, e mais ainda, esse nao teria se santificado , já que o mesmo Cristo Diise que naquele meso dia eles estariam juntos no paraiso,

(1) se Cristo ,que é Deus nao julgou e nao condenou ninguem (seja no caso, por exemplo da mulher adultera ), porque nós devemos julgar e condenar alguem .

(2) se é Deus quem dá a vida , porque nos iremos tira-lá , já que ela nao nos pertence , mas sim a Deus , logo é Ele quem tem o "direito"de tira -la .

(3) se Cristo Prega tanto à favor da conversão e do arrempedimento , porque nos devemos antecipar a morte de uma pessoa , sendo que entaremos diminuimdo seu tempo, logo diminuimdo tempo de tal pessoa poder se arrepender ( volto a mencionar o ladrao bom, que em seu ultimo suspiro arrependeu -se e foi para o céu)

(4) me parece que o senhor imterpreta a biblia do jeito que o senhor bem a entende , diz em seu artigo que esta no apocalipse e nos evangelhos que Cristo é a favor da pena de morte , pelo que pouco sei, o apocalipse foi escrito numa linguagem figurada para que tais textos chegassem ao seu destino, se alguem imterpreta esses textos da forma que bem entende , também deve acreditar em dragoes , o senhor nao acha?

(5) nao querendo ensina- lo , mais me essinaram que a leitura da Biblia deve ser feita da seguinte forma: ler o texto , compreender o que queria ser passado na epoca em que o texto foi escrito, observar quais condiçoes o povo daquela epoca estava vivendo , imterpretar o texto de uma forma que esta de acordo com a Igreja de Cristo ,catolica apostolica romana (e nao tirar suas propias conclusões , pois dessa forma podemos citar que o propio Cristo tambem era a favor da auto multilaçao "se seus olhos te levam a pecar arranque - os" o que nao é verdade , pois estava dizendo para fazermos o maximo para nao pecarmos ), se questionar sobre o assunto e ver de que forma a mensagem pode ser "encaixada"em seus dias atuais.

(6)se alguem é a favor da pena de morte , essa pessoa estaria matando mesmo que indiretamente, o condenado , logo estaria comentendo um pecado grave , logo estaria correndo o risco de ir para o inferno, o que Deus nao quer , pois um pai jamais quer um filho distante , quanto mais eternamente.

(7) o que é melhor voce matar uma pessoa (pois ser à favor da pena de morte , para mim é a mesma coisa que matar alguem) ou fazer com que ela se arrependa e se converta e vá para o céu , ou melhor, que essa pessoa sirva de exemplo para outras pessoas , e prove que existe arrependimento e conversao e que ela mesma possa converter outras. O que Cristo faria?

(8)em seu artigo o senhor cita muitas passagens do antigo testanento , sabendo que o Cristo disse : "Moisés escreveu eesas leis por causa da dureza de seus coraçoes ", ou seja nao era o que Deus queria dizer , e esses textos sofreram interferencia da cultura daquela epoca . nao seria melhor citar passagens do proprio evangelho (sem suas proprias imterpretaçoes ), que é uma traduçao do antigo testamento realizada pelo proprio Cristo?

pelo que li o senhor tenta se mostra grande entendedor , menosprezando as pessoas que tem outra opinião diferente das que o senhor tem , nao sei se o senhor é um padre , se for , nao estaria comentendo um escanda-lo , levando outras pessoas á cometerem um pecado .

´para finalizar da mesma forma que o senhor finalizou um artigo :
"Cristo mandou que fôssemos como as crianças ainda sem malícia, mas, também essas crianças nascem com o pecado original."

se Cristo mandou -nós sermos como crianças, por causa de sua bondade e sem malicia te pergunto , quando essas teriam capacidade de determinar o fim da vida de uma pessoa.

outra coisa interessante essas crianças nascem com o opecado original, mas se por acaso essa criança vier á morrer ira para o inferno ? ou Deus que é amor impedira isso , mesmo que tal criança não seja ainda batizada (se tornado filho de Deus) . Nao tenho oque agradecer, pois nao sei se o senhor responderá. Deixo atecipado que só irei mudar de opiniao se o senhor mostrar-me algum artigo do Papa ou alguma passagem da Biblia que mostra CLARAMENTE que Deus é a favor da pena de morte, ou melhor , que Ele é à favor DE UMA PESSOA MATAR OUTRA , mesmo que indiretamente.


OBS : desculpe - me pelos erros de português
RESPOSTA


Muito prezado Leandro,
Salve Maria.

     Leia o que Cristo disse no Apocalipse:

Quem matar à espada importa que seja morto à espada” (Apoc. XIII, 10).

     Cristo não condenou ninguém diretamente à morte, porque Ele não veio como juiz, mas como Redentor.
     
Mas Pedro fez morrer Ananias e Safira (Atos dosApóstolos,V).
     
Nenhum homem pode tirar a vida de outro homem. Mas o chefe de Estado, o príncipe de um povo pode porque todo o poder vem de Deus. Por isso São Paulo escreveu:

Teme ao príncipe, porque não é em vão que ele porta a espada(Rom, XIII, 4).

     E Moisés fez matar todos os que adoraram o bezerro de ouro (Ex. XXXII, 27).
     
E logo depois de dar o decálogo a Moisés, Deus diz que crimes deviam ser punidos com a morte (Ex. XXI, 12-17).
     
Nenhum homem, sendo parte da sociedade, pode matar outro homem. Por isso o mandamento diz “Tu” não matarás. Mas a autoridade que representa toda a sociedade, esta pode matar porque o poder do governo vem de Deus.
     
Foi por isso que quando Pilatos disse a Cristo que tinha poder de condená-lo à morte ou de perdoá-Lo, Nosso Senhor lhe respondeu:

Tu não terias poder algum, se não te fosse dado do Alto” (Jo. XIX, 11).

     E Deus não está preso ao tempo. Se uma pessoa é condenada à morte, Deus lhe dá antes de morrer a graça necessária para a conversão. Nós que vivemos no tempo não tiramos o poder de Deus de salvar alguém que Ele queria salvar por meio de uma graça futura. O futuro nao existe para Deus.
     E Cristo disse a Pedro para guardar a espada, pois quem ferisse com o ferro com o ferro seria ferido. Cristo não mandou jogar fora a espada mas lhe disse:

Pedro, põe a espada na bainha, porque todos os que matarem à espada. Morrerão com a espada (Mt. XXVI, 50). 

In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli