Doutrina

Sugestões para o estudo de filosofia e teologia
PERGUNTA
Nome:
Demarchi
Enviada em:
21/02/2006
Local:
Jundiaí - SP, Brasil
Religião:
Católica
Idade:
21 anos

O senhor esteja convosco!

Estive lendo o site, e vendo nos próprios seminários que a filosofia e a teologia ensinada está cada vez mais decadente, e não só isso, mesmo os Sacerdotes ( falsos) estão tão decadentes quanto os seminários.
Então pediria humildemente que se possível me dessem alguns conselhos sobre quais livros devia ler sobre Filosofia Católica, Teologia Católica, e tudo que pudesse ajudar para que me tornasse um Sacerdote de verdade, que trabalhe em nome da Fé e da verdade de Deus, pois sabemos que é Única e Absoluta!
Gostaria de saber não somente o que é ensinado nos seminários hoje em dia, e sim o que pode me tornar um Sacerdote que conduza as pessoas até Deus, assim como um pastor conduz o rebanho, mas, sem uma boa formação não sei se isso será possivel, pois, com o que ensinam, ao invés de conduzi-las até Deus, estarei afastando-as.
Rezo todos os dias para que Deus me dê forças e me ilumine para que possa, mesmo com todas essas adversidades tornar-me um Sacerdote digno de falar em seu Nome.
Peço que rezem por mim, pois, estarei rezando por vocês e por todos os semináristas!

Que Deus nos Abençoe e que o Corpo de Cristo nos guarde para vida eterna!
Amém!

Obrigado

Wellington
RESPOSTA

Muito prezado Wellington,
Salve Maria.
 
    Que Deus Nosso Senhor o guarde e o faça realizar plenamente a sua vocação sacerdotal.
    Você faz muito bem em pensar desse modo. Se a Fraternidade São Pio X fizer sua plena união com Roma, então certamente haverá um bom seminário para frequentar. Mas enquanto ela não refizer essa plena união é imprudente e inconveniente ir a um seminário deles, já que Roma proibiu isso. Depois da união deles com Roma, então sim.
    Pedi a um aluno meu, da Montfort, Felipe Coelho, que me preparasse uma lista de obras boas para começar um estudo. Ele me mandou o seguinte:



Em resposta ao seu consulente de Jundiai que pede sugestões para o estudo de filosofia e teologia, há pelo menos três pequenos artigos no site Montfort que são bastante apropriados:
 
 
Eis alguns bons livros online, além dos citados nos artigos acima:
 
Sobre filosofia, a Carta Magna é a Encíclica Aeterni Patris (Sobre a Filosofia Cristã), de Leão XIII, cuja tradução espanhola pode ser lida no site do Vaticano.
 
A leitura meditada desse documento essencial deve ser completada com a da Encíclica Studiorum Ducem (Sobre Santo Tomás de Aquino) , de Pio XI, que se encontra na internet em sua tradução para o francês, e para o inglês
 
É possível encontrar esses documentos em português nas coleções de "Documentos da Igreja" publicadas pela editora Paulus.
 
Três boas introduções à filosofia, em ordem de importância:
 
EM ESPANHOL: Cardeal Zeferino Gonzales, Filosofía elemental, Segunda edición, 2 tomos, Imprenta de Policarpo López, Madrid, 1876 .
 
EM ITALIANO: Cardeal Paolo Dezza, S.J., Breve Corso di Filosofia, [Nota: há uma tradução portuguesa que encontrei, já faz alguns anos, na Livraria Portugal aqui de São Paulo. Esse livro é particularmente interessante porque, ainda que breve, trata de questões atuais como a conciliação entre a física moderna e a filosofia da natureza aristotélico-tomista, assim como contrapõe o tomismo a erros do século XX tais como o existencialismo e o neo-hegelianismo italiano.]
 
EM PORTUGUÊS: H. D. Gardeil, Introdução à Filosofia de S. Tomás de Aquino, 4 vols.
 
Quanto à teologia, o melhor é ler Santo Tomás, cuja obra quase completa encontra-se aqui:
 
 
Uma boa introdução à teologia tomista, em inglês:
 
Reginald Garrigou-Lagrange, O.P., Reality: a synthesis of Thomistic thought, tr. by Rev. Patrick Cummins, O.S.B. Herder, 1950. xiii, 419p., .
 
Para se defender dos erros atuais, contra o Vaticano II, além do site Montfort há também o livro essencial de Romano Amerio em tradução para o espanhol: Iota Unum.
 
O artigo a seguir também é muito importante, pois foi o que levou Pio XII a publicar a Humani Generis: Réginald Garrigou-Lagrange, O.P., La nouvelle théologie ou va-t-elle ?
 
Há aí material para um bom começo de estudo.
 
Abraço, Felipe
 
 

In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli