Doutrina

Museu das Almas do Purgatório
PERGUNTA
Nome:
Benneton
Enviada em:
12/03/2003
Local:
Rio de Janeiro - RJ,
Idade:
43 anos

Sr. Fedeli


Já tinha ouvido alguns comentários sobre uma reportagem a respeito do Museu das Almas do Vaticano. Nessa Reportagem, o Padre Gino Concetti diz sobre a possibilidade de comunicação com os mortos. O Padre é irmão da Ordem dos Franciscanos Menores, um dos Teólogos mais competentes do Vaticano. É comentarista do «Observatore Romano», o diário oficial do Vaticano.

Realmente, fiquei impressionado. Parece-me que tudo é autêntico. O Senhor, como conhecedor das autoridades Católicas, poderá confirmar ou não, se é o Padre Gino Concetti que aparece no final da reportagem. Tudo dura uns 15 minutos. O endereço para acesso é :

http://br.geocities.com/luizahpbr/Frases-Nticker/bib.html

No aguardo de seus comentários sobre esse pequeno Vídeo, confirmando ou não a autenticidade do mesmo, agradeço por toda a sua atenção. Também solicito suas orientações pessoais sobre o assunto.

Fique com Deus, Sr. Fedeli.

Benneton
RESPOSTA
Prezado Sr. Benetton, salve Maria!

Agradecemos sua consulta.

O Museu das Almas do Purgatório não se situa no Vaticano mas em uma outra igreja, em Roma.

A Igreja ensina que Deus pode permitir o aparecimento de uma alma do purgatório, em condições especialíssimas e muito raramente. O que a Igreja proíbe é o contrário: é a consulta às almas dos mortos (isto é o que a Bíblia chama, e condena, como necromancia), pois é uma abominação "indagar dos mortos a verdade" (Deuteronômio XVIII, 11). A Igreja nos adverte ainda que, em tais circunstâncias, o demônio, por ser anjo, facilmente pode iludir a quem segue essa prática.

Não conhecemos o Pe. Gino Concetti. Qualquer parecer sobre seu pensamento deve ser objetivamente fundamentado em seus ensinamentos e não no que dele diz qualquer reportagem.

In corde Iesu semper,
Marcelo Fedeli