O Papa

Viva Pio IX!
André Melo


No início do pontificado de Pio IX toda a sociedade política da época gritava em altos brados: "Viva Pio IX!".

Dom Bosco, prudentemente, mandava seus alunos gritarem "Viva o Papa!". Nessa época Pio IX tinha apoio internacional e incondicional, pois libertara os presos políticos dos Estado Pontifícios e dera ampla liberdade aos revolucionários. Consequentemente, a imprensa da época também gritava "viva o Papa".

Poucos anos depois o mesmo Pio IX percebera o erro cometido e voltara atrás. Curioso notar que o mesmo Papa que anos depois definiria o dogma da Infalibilidade Papal reconheceu que errara ao apoiar os terroristas carbonários. Isso mostra sua compreensão desse precioso dogma, isto é, que o Papa é infalível apenas quando trata de assuntos de Fé e Moral falando ex-cathedra (conf. artigo Viva o Papa! em nosso site).

Hoje vemos o contrário. Pio IX é condenado pela imprensa - o que, repetimos, é sempre um ótimo sinal. Sua beatificação é contestada por jornais e até entidades católicas. De repente, um interesse geral pelo tema das beatificações dentro da Igreja Católica.

Isso se deve basicamente ao fato de Pio IX ter escrito o Syllabus condenando a conciliação com o mundo moderno. Este singular documento em defesa da Igreja sem a preocupação de agradar, é o principal motivo desse ódio contra Pio IX.

O Syllabus é um documento que todo católico deveria ler. Ele nunca esteve tão atual (esta em nosso site).

Pio IX, além disso, decretou o dogma da Infalibilidade Papal em 1870 durante o Concílio Vaticano I. Esse dogma é uma importante arma na defesa da Igreja Católica, única portadora da Verdade de Cristo e por isso único caminho seguro de salvação. As demais religiões, sejam elas cristãs ou não, não passam de invenções do capricho humano.

Além de tudo isso Pio IX decretou também o dogma da Imaculada Conceição de Nossa Senhora em 1854. Dogma este que veio a ser confirmado pela própria Virgem em Lourdes, na França, em 1858.

Um Papa que defende a Igreja, condena os erros modernos e, além disso, exalta Nossa Senhora só poderia mesmo ser atacado. Todos os papas e santos que o fizeram também foram atacados. Isso só aumenta sua glória.

Graças a Deus Pio IX foi beatificado. Viva Pio IX! Viva o Papa!


    Para citar este texto:
"Viva Pio IX!"
MONTFORT Associação Cultural
http://www.montfort.org.br/bra/veritas/papa/vivapioix/
Online, 28/03/2024 às 23:58:50h