Igreja

Santa Sé pede e FSSPX altera local da ordenação de sub-diaconatos
Dom Bernard Fellay

 
Comunicado do Superior geral da Fraternidade São Pio X - 24 de Março de 2009
 
 
Por pedido da Santa Sé decidimos mudar de lugar as ordenações ao sub-diaconado, que deveriam ter lugar em Zaitzkofen, na Alemanha, neste sábado, 28 de Março. Elas terão lugar no Seminário de Ecône, na Suíça, na mesma data.
 
Essa decisão quer ser um gesto de apaziguamento depois do levantamento das injustas condenações que pesavam sobre os bispos da Fraternidade e as violentas reações que se sucederam. De fato, lamentamos que alguns episcopados  tenham aproveitado-se disso para rebelar-se abertamente contra o Soberano Pontífice. Estamos particularmente aborrecido pela atitude do episcopado alemão, que não cessou de mostrar a sua hostilidade, desprovida de caridade, e pelas suas continuas acusações, nos tratando “com ódio, sem temor nem reserva”, como o ressaltou com justiça o Santo Padre na sua carta do 10 de Março passado.
 
Sabemos que a nossa situação, em relação ao direito da Igreja, é imperfeita. Isso não é novo e está intimamente ligado à crise que a Igreja atravessa, e ao estado de necessidade que decorre daí. Por isso, não serve de nada invocar o direito para tentar sufocar a vida da nossa sociedade sacerdotal. As outras ordenações terão lugar como previsto; nunca se pensou suprimi-las. De fato, o ato benévolo da Santa Sede não poderia ser interpretado como uma vontade de asfixiar a Fraternidade São Pio X.
 
Nós seguimos o calendário indicado pelo decreto do 21 de janeiro passado, o qual prevê “discussões necessárias” sobre o Concilio Vaticano II e as suas novidades. Nós reiteramos e asseguramos ao Santo Padre nossas orações para que dessas discussões doutrinais nasça a luz plena da verdade inteira.
 
Menzingen, 24 de Março de 2009
+ Bernard Fellay
 
[Tradução: Montfort. Texto orginal em francês em FSSPX]

    Para citar este texto:
"Santa Sé pede e FSSPX altera local da ordenação de sub-diaconatos"
MONTFORT Associação Cultural
http://www.montfort.org.br/bra/veritas/igreja/fsspx-muda-ordenacoes/
Online, 18/04/2024 às 20:06:40h