Igreja

Comunhão aos divorciados recasados: uma nomeação confirma o "não"
Sandro Magister

 
Sábado 25 de Julho:
     
     A Comissão Teológica Internacional que atua ao lado da Congregação para a doutrina da Fé renovou sua equipe, por vontade de seu líder supremo, o Papa. Com algumas saídas e algumas novas aquisições.
     Por exemplo, desapareceram os teólogos jesuítas e em compensação aumentaram os salesianos, agora eles são quatro. Entre os novos membros, consta a estrela da Faculdade teológica de Milão, Pier Angelo Sequeri.
     Mas isto não significa que a Faculdade milanesa tenha sido com isso promovida em bloco com plenos votos. Entre os novos nomeados para a comissão está um outro teólogo italiano que foi, um ano atrás, o porta voz de uma dura repreensão da Congregação da Doutrina da Fé contra um ensaio publicado na revista oficial da Facultdade milanesa, “Teologia“.
     O ensaio, publicado no verão de 2006, tinha como autor Alberto Bonandi, sacerdote da diocese de Mantua e docente de Moral Fundamental. Tratava ele da questão da Comunhão aos católicos divorciados e recasados. Bonandi propunha que em casos particulares eles fossem admitidos à Eucaristia sem renunciarem às relações sexuais. Veja-se,  a respeito disso, o serviço de www.chiesa “Questões abertas: a Comunhão aos divorciados recasados“, com reprodução da passagem central do ensaio de Bonandi.
     A Congregação para a Doutrina da Fé examinou o artigo de “Teologia” e obrigou a revista da Faculdade Teológica milanesa a publicar um artigo reparador. A missão de escrever esse artigo foi confiada a um sacerdote de Genova, docente de teologia moral na mesma faculdade, Marco Doldi.
     Pois bem, Doldi, 44 anos, foi agora chamado a fazer parte da Comissão Teologica Internacional.
     A sua nomeação confirma que a doutrina da Igreja sobre a Comunhão aos católicos divorciados e recasados não muda, a despeito do pedido do Cardeal Carlo Maria Martini – recentemente reiterada – que fosse rediscutida a questão e de dedicar propositalmente a ela um novo Concílio.

    Para citar este texto:
"Comunhão aos divorciados recasados: uma nomeação confirma o "não""
MONTFORT Associação Cultural
http://www.montfort.org.br/bra/veritas/igreja/comunhao-recasados/
Online, 28/03/2024 às 14:39:29h