Mundo

Iraque: Al Qaeda concentra-se em ataques contra cristãos


Bagdá, 07 jan (RV) - A al Qaeda está atacando cristãos em suas casas no Iraque, depois que as autoridades iraquianas aumentaram a proteção às igrejas da minoria religiosa, disse um comandante do exército dos Estados Unidos, nesta quinta-feira.

O general Robert Cone, comandante-geral adjunto das operações dos EUA no Iraque, disse que o grupo islâmico sunita parece determinado a continuar os ataques contra os cristãos, depois de um cerco a uma catedral católica, há dois meses.

"A al Qaeda mudou de estratégia e decidiu atacar cristãos em suas casas" – disse Cone em entrevista à agência de notícias Reuters, acrescentando que não havia nenhuma informação da inteligência sobre ataques contra outras minorias no país.

Uma série de ataques a bomba contra as casas de cristãos, na última semana, em Bagdá, matou duas pessoas e feriu pelo menos 16. As explosões se seguiram a um atentado, no dia 31 de outubro passado, à catedral sírio-católica, na capital do Iraque, que deixou um saldo de 58 mortos.

O grupo "Estado Islâmico do Iraque", afiliado local da al Qaeda, disse que os cristãos iraquianos deverão sofrer novos ataques, a menos que pressionem a Igreja cristã do Egito, para que liberte mulheres que, segundo o grupo, foram presas pela Igreja, depois de se terem convertido ao Islã.

No dia do Ano Novo, uma explosão em frente a uma igreja, na cidade portuária egípcia de Alexandria, matou 23 pessoas. Há meses, radicais islâmicos estão incitando a ataques contra a Igreja Copta no Egito, através de sites jihadistas.

Cone disse que as forças de segurança iraquianas estão apreensivas e aumentaram o nível de proteção para os cristãos. As tropas dos EUA devem se retirar do Iraque até o final de 2011, mais de oito anos após a invasão.

No passado, os cristãos do Iraque já chegaram a totalizar cerca de 1 milhão e meio de fieis, mas agora se acredita que o número deles não supere os 850 mil, numa população total de 30 milhões de habitantes.

Cerca de mil famílias cristãs (seis mil pessoas) fugiram para a região curda do norte do Iraque, ou para países vizinhos à região, desde o ataque à catedral, informou a ONU no mês passado. (AF)



    Para citar este texto:
"Iraque: Al Qaeda concentra-se em ataques contra cristãos"
MONTFORT Associação Cultural
http://www.montfort.org.br/bra/imprensa/mundo/20110107/
Online, 28/03/2024 às 19:24:37h