Igreja e Religião

Cetel continua trabalho de revisão dos textos litúrgicos


  

 
A Comissão Episcopal de Textos Litúrgicos (Cetel) da CNBB iniciou, nesta terça-feira, 16, mais uma reunião, na sede da Conferência, em Brasília, dando continuidade ao trabalho de acompanhamento e aprovação da revisão da tradução de textos litúrgicos feita por uma equipe de peritos. Segundo o assessor da Comissão Episcopal para a Liturgia da CNBB, padre Carlos Gustavo Haas, a revisão da tradução atende a uma ordem vinda da Congregação para o Culto Divino através da 5ª Instrução Liturgiam Authenticam, de 2001. As Conferências Episcopais de todo o mundo estão fazendo o mesmo trabalho.
 
De acordo com padre Haas, o trabalho consiste em “inserir termos mais precisos ou mesmo acrescentar novos termos” aos textos litúrgicos de acordo  com os textos originais que estão na Edição Típica do Missal Romano, publicado em Latim. Outro cuidado é com a linguagem poético-musical. Nesta primeira etapa estão sendo revistos os textos do Missal Romano, em seguida, virão os demais, inclusive a Liturgia das Horas.A revisão e a tradução do original, em latim, são feitas por uma equipe de peritos e submetidas à Cetel. Tendo sua aprovação, os textos seguem para apreciação da Assembléia dos Bispos, que os aprova. Até agora, já foi aprovada a revisão de 11 orações eucarísticas.
 
Na reunião que começou hoje e segue até amanhã, a Cetel aprovará a revisão das três orações eucarísticas com crianças e os textos litúrgicos do Ciclo do Natal, que compreende o Advento e se estende até o Batismo do Senhor. Na próxima Assembléia da CNBB, de 22 de abril a 1º de maio de 2009, os textos serão apresentados para aprovação.

 

 


Nota Montfort: Que será que vem aí? Obediência a Roma – enfim !!! – ou novas escusas manobrinhas modernistas?
http://www.cnbb.org.br/ns/modules/news/article.php?storyid=722


    Para citar este texto:
"Cetel continua trabalho de revisão dos textos litúrgicos"
MONTFORT Associação Cultural
http://www.montfort.org.br/bra/imprensa/igreja/revisao-textos-liturgicos/
Online, 24/04/2024 às 00:31:14h