Igreja e Religião

Quantos padres querem rezar a missa antiga?


    Agora em agosto, a FSSPX da Alemanha lançou um DVD para ensinar a celebração da missa tridentina. Saiu agora o primeiro balanço, com os resultados do DVD intitulado, "Die Zelebration der lateinischen Messe" (A Celebracao da missa latina) que pode ser adquirido gratuitamente (através de pedido formal). O filme mostra, passo a passo, como celebrar a missa no rito antigo.
    O objetivo dessa ação é tornar possivel o ensino da celebração da missa latina para os 16.100 padres alemães. O filme é dirigido a padres e seminaristas. 
    A primeira divulgação foi para 6.800 padres das dioceses de Münster, Trier, Berlin, München, Paderborn e Köln, assim como para 300 padres estrangeiros.
    Em 28 Julho, todos superiores desses distritos receberam uma carta sobre essa ação. É ação, portanto, oficial.
    No começo de Novembro inicia-se a segunda leva para mais 4.500 padres alemães.  
    A última parte dos envios de DVDs será no início do próximo ano.
    A ação será estendida também para os distritos suiços de lingua alemã. Outros paises estão também no plano.
    Até agora já receberam 800 pedidos de DVD vindos de Padres e seminaristas interessados. 
    Segundo o Padre Andreas Mählmann – porta-voz da Fraternidade  – "tivemos uma reação muito positiva, cem vezes mais elogios que críticas “.
    Os organizadores da ação avaliam que há uma concordância no clero de que a reforma litúrgica do Papa Paulo VI fracassou. A FSSPX está satisfeita "A ação foi um grande sucesso".
    Cerca de 15 a 20% dos Padres e de 30% a 40% dos seminaristas alemães estão dispostos a aprender a celebrar no rito latino.
    Dia 30 de outubro, haverá um encontro entre padres diocesanso, religiosos e seminaristas com o padre Fraz Schmidberger no priorado de Santo Atanásio em Stuttgart.
(tradução nossa)


    Para citar este texto:
"Quantos padres querem rezar a missa antiga?"
MONTFORT Associação Cultural
http://www.montfort.org.br/bra/imprensa/igreja/20060920/
Online, 28/03/2024 às 11:14:38h