Igreja e Religião

Novo prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos abre seminário para bispos

O Bispo é, por sua natureza sacramental, um missionário enviado a anunciar Cristo ao mundo. Portanto, em cada atividade pastoral, a animação missionária deve constituir seu principal empenho": foi o que afirmou, na manhã de hoje, o recém-nomeado Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, Cardeal Ivan Dias, na abertura dos trabalhos do seminário de estudos "Propaganda fidei" dirigido aos 99 bispos de recente nomeação, em países de missão.

A agência missionária de notícias FIDES noticia que o cardeal destacou, em seu pronunciamento, o tema da formação nos países de missão, "um desafio que diz respeito a todos, bispos, sacerdotes, religiosos, religiosas, seminaristas, leigos e catequistas, e que é uma prioridade nos países de missão, que estão vivendo um momento de maturação e crescimento, o que pede uma sólida e permanente formação de todos, se se quer salvaguardar o futuro de nossas Igrejas".

Outra área destacada pelo Cardeal Ivan Dias foi a da inculturação e do diálogo inter-religioso. O cardeal sublinhou que "o diálogo inter-religioso não pode ser interpretado como o novo credo do relativismo, que se opõe à conversão e à missão. A Igreja está empenhada num diálogo verdadeiro e não numa pura e simples negociação com nossos irmãos".

"A tarefa urgente do diálogo inter-religioso - precisa- é a de abrir a via do anúncio de "Cristo, caminho, verdade e vida". Esse diálogo não pode substituir o anúncio, mas deve ser orientado ao anúncio" - afirmou o purpurado.

Em relação ao desafio do nacionalismo, do tribalismo e do fenômeno de castas, o Cardeal Ivan Dias exortou os prelados "a rezarem com insistência e com coragem, contra essas formas que obscurecem a autêntica face de Cristo e da Igreja, causando divisões, discórdias e, frequentemente também, a morte entre aqueles que são irmãos em Cristo e filhos de um único Pai". 
(destaques nossos)

 



Comentário:

Alguma coisa está mudando na Cúria Romana.

Vejam, na notícia acima, as orientações que o Cardeal Ivan Dias, novo Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, passou na sua primeira reunião com 99 bispos recém nomedados.

Por exemplo, assim disse ele sobre o "diálogo interreligioso":
 
"o diálogo inter-religioso não pode ser interpretado como o novo credo do relativismo, que se opõe à conversão e à missão. A Igreja está empenhada num diálogo verdadeiro e não numa pura e simples negociação com nossos irmãos".

    Para citar este texto:
"Novo prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos abre seminário para bispos"
MONTFORT Associação Cultural
http://www.montfort.org.br/bra/imprensa/igreja/20060913/
Online, 29/03/2024 às 00:36:49h