Igreja e Religião

Serão beatificados no sábado oito mártires de Guerra Civil espanhola


VATICANO, 26 Out. 05 (ACI).- O Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, Cardeal José Saraiva Martins, beatificará neste sábado, 29 de outubro, na Basílica de São Pedro o Pe José Mure Sirvant e seis companheiros mártires, um deles francês; assim como a religiosa Maria dos Anjos Ginard Martí, virgem e mártir; todos assassinados durante a Guerra Civil espanhola.

Os novos beatos são os sacerdotes espanhóis José Tapies Sirvant, Pascual Araguás Guardia, Silvestre Arnau Pascuet, José Boher Foix, Francisco Castell Brenuy, Pedro Martret Moles e o francês José Juan Perot Juanmartí, todos da diocese de Urgell.

Embora os sete terem sido detidos juntos e fuzilados em 13 de agosto de 1936, o processo de beatificação se abriu apenas para o caso do Pe. José Tapies em 1946. Em 1992, o Bispo de Urgell decidiu ampliar a causa a seus seis companheiros.

Os corpos dos mártires foram exumados em 24 de novembro de 1938 e enterrados de maneira solene no dia 27 do mesmo mês em La Pobla de Segur, junto com outros sacerdotes. Na tumba pode-se ler:

"Aqui descansam, esperando a ressurreição, os restos mortais de dez sacerdotes da Santa Madre Igreja que por Cristo e sua fé derramaram seu sangue".

Por sua vez, a religiosa Irmã Maria dos Anjos Ginard Martí nasceu em Lluchmayor (Mallorca) em 3 de abril de 1894 e foi religiosa da Congregação das Irmãs Zeladoras do Culto Eucarístico.

A irmã foi assassinada por milicianos republicanos logo depois de destruir o convento de sua congregação em Pasto de la Villa. Seus restos foram achados em uma vala comum e agora descansam no cemitério do convento das Zeladoras em Madri.

O martírio destes futuros novos beatos foi reconhecido pela Congregação para a Causa dos Santos em abril de 2004.


    Para citar este texto:
"Serão beatificados no sábado oito mártires de Guerra Civil espanhola"
MONTFORT Associação Cultural
http://www.montfort.org.br/bra/imprensa/igreja/20051027/
Online, 29/03/2024 às 14:04:03h