Brasil

Ministro da Saúde defende legalização do aborto
Mara Bergamaschi


Rio - O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, defendeu hoje no Rio a legalização do aborto. "Isso é, antes de mais nada, uma questão de saúde pública , porque milhares de mulheres morrem todos os anos submetendo-se a abortos inseguros", afirmou. "Sei que é uma questão polêmica, que envolve aspectos morais, religiosos, psicológicos, mas diz respeito, fundamentalmente, à política de saúde." Ele voltou a defender a realização de um plebiscito para que a população decida o assunto.

"Esta idéia do plebiscito é pessoal, mas está sendo amadurecida dentro do governo", informou. O ministro estão tão empenhado nesta discussão que se reuniu esta semana com a secretária especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéa Freire. Hoje, no Rio tratou do assunto com o governador Sérgio Cabral (PMDB), também favorável à legalização do aborto, segundo sua assessoria.

Temporão também está defendendo outra reivindicação feminina: a ampliação da licença maternidade de quatro para seis meses. "Pedi ao governador Sérgio Cabral que conceda este benefício às funcionárias públicas do Estado", relatou. Segundo o ministro, Cabral viu "com simpatia" a idéia e prometeu estudá-la. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
(destaques nossos)


    Para citar este texto:
"Ministro da Saúde defende legalização do aborto"
MONTFORT Associação Cultural
http://www.montfort.org.br/bra/imprensa/brasil/20070308a/
Online, 29/03/2024 às 08:17:03h