RCC

Em defesa da identidade católica, contra a RCC
PERGUNTA
Nome:
Ronaldo Lambert Manoel
Enviada em:
Local:
São Paulo - SP, Brasil
Religião:
Católica
Escolaridade:
Pós-graduação concluída

Vejo com preocupação os abusos da RCC nas ações de alguns de seus membros despreparados. Estão chegando a ponto de desvirtuar a identidade católica. No entanto, sabemos bem, que perde sua identidade perde tudo.
* matam a beleza de nossa liturgia fazendo coisas da própria cabeça e em muitos casos copiando ritos pobres e alienantes de algumas igrejas protestantes;
* em relação aos cantos, cantam qualquer coisa para se dar um show, ao invés de cartar a liturgia, vão cantar na liturgia;
* impéra dentro do espírito dos "renovados" a mesma prepotência presente em alguns protestantes: só eles estão salvos, só eles vivem uma fé verdaira e até se dão ao luxo de se intitularem intercessores, melhores que os demais. Deus os ouvirá e não a própria pessoa que sofre;
* REPOUSO NO ESPÍRITO? O que é isso? Onde o Mestre a isso nos ensina? O mestre nos diz sim : "orai e vigiai", sendo uma vigilância ativa. Ele não diz orai e repousai no espírito. Coisas da cabeça de quem não tem o que fazer. Pior ainda se aprofundarmos isso numa perspectiva psicológica, essa pegação e superficial interpretação acaba sendo coisa mais do maligno de que de Deus;
* ORAÇÃO EM LÍNGUAS? Não entenderam nada da Sagrada Escritura. Como alguns nossos irmão tapados protestantes, fazem também uma leitura fundamentalista da Bíblia. Provocam mais o mal as pessoas do que bem. Ecravizan-nas ao invés de levá-las auma verdadeira libertação.

Deixemos o show da fé para aqueles que querem se inriquecer com espetáculos alienados e alienantes. Como profetas desses novos tempos denunciemos essa maquinação para acabar com nossa Igreja Católica Apostólica e Romana. Santa e pecadora, mas nao oportunista.
RESPOSTA

Muito prezado Ronaldo,
Salve Maria.

     Apreciei sua carta que mostra uma compreensão clara do espírito portestante da RCC. E é essa mentalidade e são os erros do protestantismo que fazem da RCC um movimento pentecostal semelhante ao dos hereges protestantes, mas infiltrados na Igreja.

     Permita-me, porém, dizer-lhe que a Igreja não é santa e pecadora. Isso é uma contradição. A Igreja é santa e santificadora. Ela tem por cabeça a Cristo cuja santidade infinita, se propaga a toda a Igreja que é o seu corpo místico. Nossos pecados não lesam a santidade da Igreja. Mas a santidade de Cristo através dos sacramentos nos santificam. Batismo, confissão, eucaristia e demais sacramentos nos comunicam a graça santificante de Cristo que nos chega através da Igreja.

     No ofertório da Missa, o sacerdote toma um tanto de vinho e não o abençoa. Depois, abençoa a água e pega uma gotinha dela. Essa gota de água simboliza nossa lágrima de arrependimento. E quando o sacerdote abençoa a água nossos pecados veniais são perdoados.

     Assim como do lado de Cristo sairam sangue e água, o sacerdote coloca no cálice vinho e água. A pequena gota de água não torna o vinho aguado. Pelo contrário, o vinho comunica à pequena gota de água sua cor perfume e sabor. Assim também, nossos pecados não contaminam a Igreja, não “aguam” a Cristo Deus infinito, mas Ele nos comunica a cor, o perfume e o sabor de suas virtudes infinitas. Portanto, nunca devemos dizer que a Igreja e santa e pecadora. Mas que a Igreja Católica é santa e santificadora.

     Um abraço.