Política e Sociedade

Seca no Nordeste e Religiosidade
PERGUNTA
Nome:
Alberto
Enviada em:
Local:
Salvador - BA, Brasil

Prezado Orlando,

Uma coisa que eu não entendo é no nordeste.No interior o povo passa fome,vive na miséria,é extremamente explorado...Aí então rezam muito ,fazem procissão aos Santos, tem uma religiosidade grande...e nada!

Passa ano,e o sertão continua ao " Deus dará" e pergunto cadê os Santos que intercedem ?? Cade a chuva que tanto pedem???
RESPOSTA
Prezado Alberto, salve Maria.

Há séculos o povo reza. Portanto, esse povo sofredor continua vivo. E essa vida é porque Deus de algum modo os atendeu.

E você reparou que quem se queixa da seca do Nordeste, em geral, são paulistas que vivem em clima úmido? E paulistas que em geral rezam menos do que nossos irmãos do Nordeste?

Saiba, pois, que pior que viver na seca, é viver com a alma seca.

Os problemas decorrentes da seca do Nordeste, muito provavelmente, poderiam ser em parte resolvidos, caso não houvesse interesses políticos e econômicos envolvidos...

Se o deserto de Negev foi cultivado, se o vale Imperial da Califórnia, de seco que era, se tornou fértil, por que não se poderia mudar, pelo menos em parte, a situação do Nordeste? Não são os santos que deixam de socorrer e de atender a nossos irmãos do Nordeste sofrido. Quem não os atende são os políticos.

Tem sido noticiado que há, no subsolo do Nordeste, um imenso mar de água doce, que se fosse aproveitado, acabaria com a seca e com a demagogia política que a explora. Rezemos a Santo Antonio e a São Francisco que permita aos nossos políticos descobrir, no mais profundo solo nordestino, esse mar de água doce e redentora, e no mais fundo de suas consciências, o apelo à honestidade e o ódio à demagogia.

Mas estas últimas estão mais enterradas que o mar de água doce nas entranhas do Ceará.

Meu caro, há coisas bem piores do que a seca do nordeste. São certos políticos do Nordeste.

Só do Nordeste?

Que seca no mundo !...

In Corde Jesu, semper Orlando Fedeli