Polêmicas

Dom José Sobrinho, bispo de Olinda, bom e odiado faz tempo
PERGUNTA
Nome:
Gustavo V. de Andrade
Enviada em:
Local:
PE, Brasil
Religião:
Católica

Prezados, Salve Maria,
Testemunhando como fiel pertencente da Arquidiocese de Olinda e Recife posso dizer apenas que Dom José Cardoso Sobrinho é exemplo de humildade e obediência, um homem sem medo algum das opiniões do mundo. Por várias e repetidas vezes tomou atitudes pouco populares aos olhos da sociedade e em especial aos da mídia liberal, para em todos os casos ser depreciado diante do modelo estabelecido por seu antecessor Dom Hélder Câmara; com direito a outdoors espalhados pela cidade mal-dizendo o bispo e proclamando saudades àquele que é comumente chamado pela imprensa de "Dom do Amor" ou "Dom da Paz".

Entre suas ações mais polêmicas e notórias podemos citar a vez em que negou a Comunhão a então prefeita de Olinda por ser ela membro do Partido Comunista, ou a vez em que foi processado por calúnia e difamação por um padre (que já havia sido acusado de homicídio em sua diocese de origem) afastado de sua posição sob suspeita de manter um relacionamento com uma mulher.

Certa vez em que eu e outros amigos o fomos encontrar em sua casa, o Palácio dos Manguinhos, tinha a mão e distribuiu a cada um de nós o documento publicado pelo então Card.Ratzinger na década de 80 contra a maçonaria; perguntou se tínhamos o Catecismo, e aos que não o tinham lamentou não o poder dar na hora, simplesmente por já se haver esgotado os que tinha; ele chegou mesmo a escrever um livreto em que responde todas as objeçoes mais comuns contra o celibato sacerdotal. E ali naquela mesma sala em que nos encontramos com Sua Eminência Reverendíssima, vimos o bom modelo ao qual ele segue na história, estando afixado na parede um grande retrato de Dom Vital.

Gustavo V. de Andrade