Polêmicas

Escândalos de um padre em Florianópolis (SC)
PERGUNTA
Nome:
Leandro
Enviada em:
Local:
Florianópolis - SC, Brasil
Religião:
Católica
Escolaridade:
Superior concluído

Bom dia, a Paz de Cristo.

Está para fazer um ano que a Paróquia onde participo está passando por um gravíssimo problema.
Depois de várias vezes vermos nosso Pároco alcoolizado, inclusive nas festas de nossa paróquia, alguns membros de nossa paróquia comeceram a ficar incomodados com as frequentes ausências do mesmo em celebrações por toda a paróquia, em encontros e reuniões. Descobrimos então que um dos motivos de suas ausências era e ainda é, o fato dele ser fanático por jogos de futebol de seu "time do coração" e nos dias de jogos (quase todo final de semana) simplesmente desaparece e quem celebra são os diáconos ou outros padres que não atuam em outras paróquias. Para a situação ficar ainda pior descobrimos que ele tem um relacionameto com uma mulher há vários anos, inclusive presenciamos situações que comprovam todos esses fatos.
Sentindo que precisavamos fazer alguma coisa, primeiramente tentamos conversar com ele, que negou tudo e continuou com a mesma postura. Levamos então o assunto para o Bispo, esperando que este tomasse alguma providência, e este somente o chamou para uma conversa que também nada mudou a situação e inclusive acabamos descobrindo que várias outras comunidades de nossa Arquidiocese passam por problemas parecidos com o nosso e que também não tem intervenção do Bispo, apenas ficam "rodando" os padres de comunidade em comunidade.

Um dos problemas que ainda dificultam para resolver o caso é que parte das lideranças apoiam o padre pois o mesmo tem vários contatos políticos e consegue muita coisa financeiramente para nossa Paróquia (inclusive está fazendo uma obra em que sua "mulher" é a arquiteta), e o nosso padre sabendo que muitas pessoas estão querendo tirá-lo está fazendo com que todas as lideranças sejam pessoas neutras ou que estejam ao seu lado.
Nossos Movimentos e Pastorais estão se acabando aos poucos, muitos acabam saindo para outras comunidades e outros saem definitivamente da Igreja. Com isso, cada vez restam menos pessoas em nossa Paróquia que como eu querem um basta nesta situação.

POR FAVOR, precisamos de ajuda, não sabemos mais a quem recorrer.

Paz e bem!
RESPOSTA

Data 03.12.2008

Muito prezado Leandro,
Salve Maria.

     Que calamidade! Que desastre!

     Esse padre é um escândalo. Outro escândalo é a atitude do Bispo, que “roda” o problema e não o resolve. E o pior é que o caso não é só de Santa Catarina. É geral, no Brasil e no mundo.

     Aconselho que você faça um relatório com provas sobre tudo isso, se possível com testemunhos assinados e mande para o Vaticano na Sagrada Congregação do Clero, em nome de Monsenhor Piacenza, Secretário dessa Comissão. E recorra a Nossa Senhora Auxiliadora com novenas de terços pedindo a Ela que lhes faça vir um bom Padre para sua Paróquia.