Polêmicas

Papai Noel na Canção Nova
PERGUNTA
Nome:
Eduardo
Enviada em:
Local:
Cruzeiro - SP, Brasil
Religião:
Católica
Escolaridade:
Superior em andamento

Professor, primeiramente já parabenlizo por todo o site, tenho aprendido muito aqui sobre a verdadeira , Santa e Pura doutrina Católica....

Bom, primeiramente, gostaria de saber sua opinião sobre uma casa de pré noviciado(Canção Nova-Cachoeira Paulista-sp), ter em sua porta um enorme papai noel, se isto condiz com a moral católica?
Bom, após avistarem isso, um casal amigo meu, foram até um dos membros, quem eu nao gostaria de citar o nome aqui,que disse que já estivera no tumulo de São Nicolau, e o mesmo disse que não havia nada de mal nisso,...
no outro dia escrevi-le um e-mail, e segue abaixo a resposta:

"respondendo a sua pergunta, sim estive no túmulo de São Nicolau, que fica na cidade de Bari - Itália, na região Puglia. Hoje devido as constantes visitas que fiz ao local, tenho um carinho muito particular a este santo. São Nicolau, ou San Nichola, ou simplesmente Babo Natale (papai Noel em Italiano) é o santo do Ecumenismo, tanto que a Basílica onde reside o seu túmulo na parte inferior é Ortodoxa e na parte superior é Católica Romana.

Acredito que essa conversa que vc tomou conhecimento se deu com um casal, no domingo passado na Chacara da Canção Nova, onde eles vieram me perguntar o por que que uma de nossas casas tinha um "Papai Noel" nela. O referido casal, alegava que o Papai Noel era um símbolo da Nova Era, criado pela empresa Coca-Cola. Em nenhum momento eu disse que achava o Papai Noel um símbolo natalino. Na verdade não me ative a essa questão. Apenas que, como eu disse a eles, não existe prova de que o Papai Noel seja um simbolo da Nova Era. Ao que me consta, não existe nenhum pronunciamento da Igreja a respeito de proibição de se ter um Papai Noel em casa.

Esse foi o fato.

Eu particularmente, não teria nenhuma imagem do tipo sobretudo no tempo natalino, pois acredito que esse é um tempo de colocarmos em nossas casas símbolos como o presépio, tradição tão linda da Igreja, mas em nenhum momento eu posso exigir que um católico o faça, por que se a Igreja não proíbe quem sou eu para fazê-lo?

Ademais, me preocupa o fato dessa onda que cresce cada vez mais de que tudo é da Nova Era. A cada dia, mais e mais pessoas são acusadas de pertencerem ao referido movimento, sem que se apresentem fatos concretos. Vejamos o exemplo:

Eu posso acusar a Coca-Cola de consumista, capitalista e tantos outros atributos comerciais, pois é fácil provarmos através de dados que isso é verdade. Agora, para acusar essa ou qualquer empresa de ser uma empresa patrocinadora da Nova Era, e portanto satanista, eu preciso ter provas. E onde estão tais provas? Quais os documentos em que você ou qualquer um pode me provar que a Coca-Cola é uma empresa da Nova Era? Não julgueis para não serdes julgados, diz o Senhor...

Sabemos que em vista do lucro e das vendas, a Coca-Cola, "mexeu" na figura de São Nicolau e falsificou dados a respeito dele. E isso devemos combater. Mas nunca foi mentira o fato dele entrar pelas chaminés e deixar comida, brinquedo e alimento para as crianças, sobretudo no tempo natalino. Vá a Bari e ouça as histórias.

Se hoje muitos reclamam da questão da mudança na imagem da figura de Papai Noel, o que dizer do Cristo branco de olhos azuis, tão diferente do povo judeu? Veja não estou aqui emitindo a minha opinião a favor do Papai Noel gordinho, mas estou dizendo que não podemos simplesmente recriminar o fato. Muitas coisas são mexidas e acabam entrando no nosso dia a dia. Ou vai me dizer que a Imgem do Nosso Senhor Jesus Cristo que você tem em casa não é assim?

Se hoje as crianças ao se falar de Natal, recordam apenas do Papai Noel, será que a culpa é só do consumismo, ou nossa que como cristãos, não temos a capacidade de ensinar as crianças que Natal é o nascimento de Cristo. É fácil culpar o mundo. Difícil é assumir a nossa culpa. Ainda mais nesse tempo onde tudo que não nos convém foi uma cilada préviamente pensada e artitetada pela Nova Era... O que disse eu reafirmo: Se a Igreja Católica apostólica Romana, não se pronuncia contra a Imegem do Papai Noel gordinho e reconchochudo, quem sou eu para dizer que sim ou que não?"

Fiquei confesso, que assustado com a resposta, senti como que um ar de descaso com o maior mistério do natal, que é o nascimento de Jesus e não a figura de um personagem, que denigre a figura de um Santo...

Cordialmente, e esperando respostas

Eduardo
"Advento é por excelência o tempo da Virgem Maria"
RESPOSTA

Muito prezado Eduardo ,
Salve Maria.

     É uma vergonha aceitar a substituição de Cristo no presépio pelo Papai Noel.

É falso que o Papai Noel seja São Nicolau. Os inimigos da Fé, há muito tempo, foram propagando essa figura mítica para substitutirem pouco a pouco na mente dos católicos a idéia da redenção.
     Depois de um século de mundanização do Natal, hoje, a festa da Natividade de Jeus está completamente esquecida, substituída que foi por uma comemoração naturalista, com bebidas e comidas, presentes e mitos do velho barbudo. Ninguém fala mais de Jeus no presépio que veio para nos redimir da culpa original.
     Tem razão você.
     E que atabalhoada redação a desse seguidor da canção nova. Ele é digno discípulo de Monsenhor Jonas Abib. As coisas absurdas que escreve comprovam que ele é discípulo do Monsenhor autor de livrecos cheios de erros contra a Fé, que pensa falar na língua dos anjos, sem distinguir se são anjos do céu ou de outro lugar.

Conceda-lhe Deus um santo ano novo.