Outros temas

Como rezar o terço
PERGUNTA
Nome:
Maria Ana
Enviada em:
Local:
Campina Grande - PB, Brasil
Religião:
Católica
Escolaridade:
2.o grau concluído
Profissão:
Industriaria

Não sou Dra. em nada, talvez, por isso que não compreendi a maneira como, aqui, ensina a rezar. Um simples rosário não fui capaz de meditá-lo por ser muito culto. Aprendi de maneira bem simples, como orar, nas oficinas de oração e vida, com isso inclusive tornei-me assassina de mim mesmo e passo a passo Cristo foi ressucitando na minha vida. Chorei durante anos, a morte Dele, sem saber onde o colocaram (Jo 20, 11) mas um dia Ele chamou meu nome e descobri que Ele vive (Jo 20, 16).
Curiosamente li uma resposta do Sr. onde se refere a Oficina de Oração e Vida como sendo um "melanona doutrinário". Como o Sr. visa o bem das almas aqui estou, humildemente, pedindo ajuda para curar-me desse "melanona doutrinário". Como devo ir, se não possui tanta intelectualidade, para chegar até Deus, como devo ir?

RESPOSTA

Muito prezada Dona Maria Ana, salve Maria.

Muito obrigado pela confiança que a senhora deposita me mim.

Saiba, minha senhora, que Nosso Senhor nos ensinou que para ter sabedoria não é preciso ter títulos univresitários. Até pelo contrário. Jesus nos disse que Ele dava graças ao pai de ter ocultado certas coisas aos sábios deste mundo, e de têlas revelado aos humildes e simples de coração.

Reze, então, o terço simplesmente, pensando nas palvras que reza, pensando nos fatos da vida de Jesus aqui na terra. Reze pensando nas pessoas por quem reza. Coloque a compreensão acima dos sentimentos.

Vou pedir a minha esposa que lhe mande algum texto de como rezar simplesmente, conforme ensinou São Luis de Montfort. Recomendo-lhe que esqueça o que lhe disseram nas tais Oficinas de Oração. Guarde os livros dessa tal Oficina, que eu, indo a Recife, talvez possa ir também a Campina Grande conversar com a senhora e pegar esses livros para criticá-los.

Que Nossa Senhora a guarde sempre na humildade e na verdadeira piedade.