Outros temas

Leitor pede ajuda para entrar em contato com o Instituto do Bom Pastor (IBP)
PERGUNTA
Nome:
Michel Gaia
Enviada em:
Local:
Florianópolis - SC, Brasil
Religião:
Católica
Escolaridade:
2.o grau concluído

O amigo q ja mencionei,me falou q vcs tem contato com o Pe. Rafael Navas, Superior do IBP na América do Sul.anceio ser sacerdote tradicionalista,mas desejo estar em plena comunaho com Roma,entao nao me atrevo a engressar no seminario de la reja,apesar de ja varias vezes ter pensado nisso como unica opçao,entao estou conhecendo a administraçao apostolica q tem seminario em campos,porem este meu amigo me disse e mostrou q talvez nao seja o melhor,apesar de eu ver como unica opçao(ao menos teem comunhao com Roma).entao ele me falou sobre o IBP q eu ja tinha escutado falar,mas descartei por ver muitas impossibilidaes de ingressae nele(apesar de minha admiraçao) por ser na frança o seminario,os meios,falta de contato com alguem e afins me fiseram nem pensar nesta possibilidade,mas este meu amigo me animou a tentar,afinal nao custa nada,entao estou aqui para qm sabe reseber uma ajuda,um contato,um intermedio nao sei oq melhor lhes cabe,ou simplesmente descartar meu pedido de ajuda,nao me ofenderia,desde ja fico grato.Tenho sofrido grandes amargores por desejar ser sacerdote e nao saber a qm recorrer,e quando o faço,vejo multiplas opinioes q me deixam mais confuso e temeroso e aumentam meu sofrimento,estava prestes a dar um passo maior a caminho da FSSPX,mas minha conciencia nao me permitiu,tanto q tenho rezado e tentado me achar,achar meu lugar na Santa Igreja,mas nao o acho,nao acho maos q peguem as minhas,acho pessoas q tentao me fazer desistir,mas nao descanso enquanto nao conseguir,espero sinceramente em Cristo q me ajudem,forte e fraterno abraço.Salve Maria Imaculada.......... Michel Gaia

RESPOSTA

Muito prezado Michel, salve Maria.

Enquanto a FSSPX não se unir visivelmente à Igreja — e devemos rezar e trabalhar para que isso aconteça – não é conveniente ir a La Reja.

Os recentes casos de sedevacantismo na FSSPX mostram como - lamentavelmente - nem todos na FSSPX têm a intenção de se unirem a Bento XVI, apesar dos louváveis esforços de Dom Fellay.

Ainda recentemente, "vazou" na internet que, no Brasil, alguns padres ligados à FSSPX haviam feito um acordo “discreto” com sedevacantistas declarados, acolhendo-os, protegendo-os e lhes prometendo ministrar os sacramentos.

Também recentemente, eu soube de um Padre da FSSPX, que, graças a Deus, ataca o sedevacantismo, mas que não admite que exista hierarquia legítima, hoje, na Igreja... Como se pode ser anti sedevacantista e afirmar que, hoje, não há hierarquia na Igreja?

Além disso, um outro sacerdote argentino da FSSPX, que se julga anti sedevacantista, afirmou que “O Papa não é a Igreja”. Ele, pelo contrário, deveria ter dito que o Papa é o chefe da Igreja e que “Ubi Petrus, ibi Ecclesia”. Num ambiente em que há sedevacantistas, dizer apenas que “O Papa não é a Igreja” - o que poderia ter bom sentido -, mas sem lembrar que o Papa é o chefe da Igreja, passa a ter sabor, ou ser suspeito, de sedevacantismo escondido.

Por tudo isso, você faz bem em não entrar, por enquanto, no seminário da FSSPX. Espere que Dom Fellay, se Deus quiser, faça sua plena adesão à Igreja como fruto dos debates entre os teólogos da FSSPX - política que apoio - e os teólogos de Roma. Quando, se Deus quiser, a FSSPX se unir visivelmente ao Papa, aí, sim, seria bom ir a La Reja.

Quanto a ir ao seminário de Campos, que abandonou a FSSPX e cujos padres deixaram de defender o que Dom Mayer defendia e, sobretudo, deixaram de atacar o que antes atacavam, nem pensar...

Recomendo, então, como você me pede, que se dirija ao IBP, cuja adesão ao Papa Bento XVI é completa e cuja defesa da Missa de sempre, por seus estatutos, é perfeita e exclusiva.

Escreva ao Padre Superior do Distrito de Latinoamerica do IBP por meio do seguinte endereço: info.es@ibp-la.org

E que Deus o ajude a realizar sua vocação de sacerdote.