Outros temas

Participar de um curso da Montfort
PERGUNTA
Nome:
Pe. Pedro Gomes Beserra
Enviada em:
Local:
Arara - PB, Brasil
Religião:
Católica
Escolaridade:
Superior concluído
Profissão:
Sacerdote

Gostaria de saber se voces realizam cursos intensivo de temas teológico. Moro na paraiba e se houvesse um curso de pelo menos quinze dias seria muito bom para mim e para outros colegas padres. Gosto muito dos temas abordados por voces da associação Montfort. Eu sou Padre a 16 anos e tenho 43 anos de idade. Fiz um curso de teologia muito ruim, era um curso de tendencia maxista na linha da teologia da libertação. Hoje eu sinto muita dificuldade na compreenção dos temas teologicos atuais.
RESPOSTA

Muito prezado e reverendo Padre Pedro,
Salve Maria.

     Seria, para nós uma honra recebê-lo entre nós em São Paulo. E se o senhor conhece outros sacerdotes que se interessariam em um curso na Montfort, converse com eles e valos combinar esse curso. Nós faríamos uma lista de temas teológicos e daríamos com prazer esse curso.
     Entre, pois, em contato com seus amigos e mande-nos uma lista de nomes e as datas que preferirem.
     Durante quinze dias, tendo quatro palestras por dia, de uma hora e meia a duas horas de palestra (duas de manhã e duas à tarde, com intervalos para debates), poderíamos ter talvez entre cinquenta e sessenta palestras, no curso.

Sugestão de Curso:

Creio que os temas fundamentais a tratar poderiam ser:
  • Temas de Metafísica ( Cerca de 7 palestras): o ser, tipos de ser ; Os princípios do ser: ato e potencia; essencia e existência; substância e acidente. A causalidade. O problema dos universais.
  • Temas de Teodicéia (Umas 10 palestras): existência de Deus. Qualidades de Deus. As processões em Deus. A processão do Verbo. A processão do Espírito Santo. A noção de Pessoa. A Trindade. Os Dons e Carismas do Espírito Santo. A criação. Os Anjos. A Hierarquia celeste. A Kenosis.
  • Antropologia (Quatro palestras): O Primeiro capítulo do Gênesis. A criação do homem. A evolução. Refutação do evolucionismo.
  • A Gnose (quatro palestras):  a única heresia. Principais sistemas gnósticos. Maniqueismo. Cátaros  Kabala. Shiismo. Boehme e o pietismo.
  • História da Filosofia (Cerca de 12 palestras): Filosofia grega. Tomismo. A crise da Filosofia medieval.  Duns Scotto. Mestre Echkart. Ockham. Descartes. Kant. Idealismo. Hegel.  Marx. Husserl. Existencialismo. A Filosofia do Vaticano II.
  • Temas atuais (Cerca de 12 palestras): Romantismo, Liberalismo. Igualitarismo Modernismo. História do Modernismo. São Pio X e o Sodalitium Pianum.O período pós São Pio X. Pio XII. Os Papas e o Concílio. Bento XVI. O problema da Missa. A Missa antiga e a Missa Nova.
  • As três revoluçoes: Reforma Revolução Francesa Revolução Russa.
     Caso o senhor queira sugerir outros temas, envie-me as sugestões