Outros temas

Símbolos maçônicos na bandeira do Rio Grande do Sul
PERGUNTA
Nome:
Eduardo
Enviada em:
Local:
Campina Grande - PB,
Religião:
Católica
Idade:
15 anos
Escolaridade:
2.o grau em andamento
Profissão:
Estudante

Olá! Desculpe o meu incômodo por ocupar o espaço de voçês, mas tenho uma pequena dúvida:

É verdade que no centro da bandeira do estado do Rio grande do Sul há uma "alegoria" maçônica?

Agradeço a informação

Um abraço

Do seu irmão em Cristo

Eduardo
RESPOSTA

Caro Eduardo, salve Maria!

Sabe-se que a Farroupilha, como a maioria das revoluções do século XVIII e XIX, tiveram forte influência maçônica.

A respeito da Bandeira, e do brazão colocado no centro dela, diz o site GAUCHO@SITE (http://www.gauchosite.pampasonline.com.br/simbolos_estaduais.htm),
um site dedicado à cultura gaucha:

"O brazão rio-grandense é, com pequenas mudanças, o mesmo da época dos farrapos. Ao certo, sua origem é desconhecida mas se acredita que foi desenhado originalmente pelo padre Hidelbrando e desenhado em arte final pelo Major Bernardo Pires, que era Maçom e fez toda uma alegoria maçônica ao executar a obra. Os dois foram ilustres farroupilhas, com importantes serviços prestados à causa".

As duas colunas que sustentam esferas são ornamentos comuns em lojas maçônicas.  Além disso, os dizeres da Bandeira "Liberdade, Igualdade, Humanidade", foram inspirados no lema da Revolução Francesa, reconhecidamente engendrada pela maçonaria francesa, que diz "Liberdade, Igualdade, Fraternidade".

Esperando tê-lo ajudado, me despeço,

Auxilium Christianorum, ora pro nobis
Paulo Pedrosa