Outros temas

Uso de hábitos religiosos
PERGUNTA
Nome:
José
Enviada em:
Local:
Rio de Janeiro - RJ,
Religião:
Católica

Salve Maria!

Quero por meio desta mensagem deixar meu apoio a esta associação. Muito me alegra saber que ainda existem católicos realmente fieis ao Papa e ao magistério da Igreja.

Sou seminarista de uma das mais famosas congregações católicas e resisto para me manter fiel ao catolicismo. Isso não tem sido fácil pois o modernismo relativista está pouco a pouco corroendo o magistério da igreja mesmo dentro dos seminários. Além disso, o peso dado a teorias reconhecidamente contrárias ao catolicismo como a de Freud está aumentando significativamente em boa parte dos seminários. Sei que o aumento do freudismo deve estar ligado em grande parte ao medo das congregações de que ocorram escândalos entre seus seminaristas, mas isso não pode se tornar uma via de entrada para teorias que tem em seu núcleo a idéia de "auto-redenção" relativista.

Observo também como as congregações abandonaram o uso do hábito religioso, alguns dizem que foi devido ao vaticano II, mas em nenhum documento do vaticano II encontro que o hábito deveria ser abandonado. As congregações abandonaram porque quiseram e penso que em oposição ao Papa e muitas vezes a favor de argumentos sociologizantes ou psicanalíticos fracos. Por favor me corrijam se eu estiver errado.

Pela intercessão da Santíssima Vigem Maria, que Deus nos abençoe!
RESPOSTA

Muito prezado José,
Salve Maria!

    Alegrou-me receber sua carta. Por ela se vê que, apesar de toda a propaganda herética e modernista que se faz nos seminários, a graça de Deus sempre atua nas almas.
    Que Deus o mantenha firme na Fé e o torne um sacerdote como Deus quer.
    Embora o Vaticano II não tenha determinado o abandono da batina pelos sacerdotes, e o abandono do hábito pelos religiosos, é claro que há uma relação direta desse abandono com o Vaticano II.
    No Vaticano II, se abandonou a doutrina de sempre para atender o aggiornamento preconizado pelo Papa João XXIII. E a modernização na doutrina tinha que ter repercussão na forma de apresentação exterior do sacerdote. Quando se muda o interior, necessariamente isso aparecerá no exterior.
    Por isso, foi o aggiornamento do Vaticano II - seu espírito modernista e modernizador - que causaram o abandono da batina e dos hábitos religiosos.
    Já que o Vaticano II quis nivelar sacerdote e povo, o padre começou a usar blue jeans, e mesmo calção de praia. Lamentavelmente.
    Escreva-me sempre.