Outros temas

Serpente de bronze e outros símbolos
PERGUNTA
Nome:
Oswaldo
Enviada em:
Local:
Maringá - PR,
Religião:
Católica
Escolaridade:
Superior concluído
Profissão:
Aposentado

A figura da serpente sempre representou o Diabo. Não obstante, quando se trata da serpente presa a um haste, esta mesma figura representa Cristo crucificado. Por que?
RESPOSTA

Muito prezado Osvaldo,
salve Maria!

    Em primeiro lugar, devo dizer-lhe que um símbolo, normalmente, é ambíguo.
    O fogo pode representar o amor de Deus, como também o inferno. O leão representa Cristo, leão de Judá, e representa o demônio, pois São Pedro diz que o diabo ruge entre nós procurando a quem devorar.
    A pomba é símbolo da mansidão, pois que Jesus nos recomendou ser mansos como as pombas (Mt., X, 16), mas também a pomba pode ser símbolo de estupidez , pois que, no Antigo Testamento Deus nos diz que a pomba e insensata ( Sof. III, 1). A serpente é símbolo do diabo, mas Cristo a apresenta também como símbolo da prudência ( Mt., X,16) , pelo seu modo cauto de atacar e de se defender.
    No caso da serpente de bronze, Deus mandou Moisés fazer uma serpente de bronze e pendurá-la num madeiro. Quem fosse picado por serpentes venenosas( símbolo do demônio) e olhasse para a serpente de bronze, era curado .
    Iss era uma figura profética de Jesus Cristo, que foi dependurado na cruz,por nossos pecados. Mas quem olha para Jesus crucificado, arrependido de seus pecados, pode alcançar o perdão.
     Por isso, a serpente de bronze é símbolo de Jesus crucificado.
    E São João profetiza sobre os Judeus dizendo: "E eles levantarão os olhos para aquele que eles transfixaram (Jo., XIX, 37) prevendo a conversão futura dos judeus.