Outros temas

Voltar a ser católico
PERGUNTA
Nome:
Roberto
Enviada em:
Local:
São Paulo - SP,
Religião:
Evangélica
Idade:
48 anos
Escolaridade:
Superior concluído

Prezado e insígne Professor Orlando Fideli, O senhor tem  constantemente apontado os desvios doutrinários dentro da igreja católica. Padres, teólogos,  e grupos da igreja que praticamente deixaram de ser católicos, por seguirem idéias que não são as verdadeiras da igreja e mesmo contrárias a ela, são constantemente denunciados pelo senhor.

Tantos são os casos e tão amplos os setores da igreja atingidos, que para quem acompanha seus estudos fica a impressão que fora a Montefort e altas instâncias do clero, ligadas à defesa da fé, não sobra praticamente ninguém que demonstre fidelidade aos preceito fundamentais da igreja católica que o senhor abone inteiramente os atos. Cartas de católicos inclusive chegam ao seu site criticando-o  dizendo  que suas críticas  seriam agradáveis demais aos evangélicos, já que o senhor se bate por muitas das coisas que evangélicos fundamentalistas sempre se bateram.

Ora,se o senhor mesmo, que é um das mais católicos que se pode encontrar, faz esta crítica então porque nós evangélicos voltariamos para uma igreja assim, que ao que tudo indica ainda se manterá " equivocada "por um longo tempo?  Por que deveriamos esperar que surgisse um movimento de volta as origens, liderado por católicos esclarecidos como o senhor, que infelizmente são tratados como espécime em extinção, estranhados pelos seus próprios pares, parecendo tudo isso apenas confirmar aquele ditado " ninguém é profeta em sua própria terra " .

A melhor igreja para um cristão congregar é aquela perto de sua casa, porém se a igreja que se tem perto  prega justo estas doutrinas que o senhor repudia então porque sairiamos da igreja evangélica para ouvir padres e teólogos católicos - estes que o senhor aponta as mazelas - que deveriam pregar o certo e não pregam, seduzidos por coisas estranhas a verdadeira doutrina? Eu gostaria de voltar para a igreja católica, mas se  as coisas vão mal assim eu me dou conta que seria apenas mais um soldado achando que o batalhão é que está marchando errado, ficando ali e tentando corrigi-lo.

Para voltar e ficar nesta posição, que parece ser a sua, me parece melhor ficar entre os evangélicos fundamentalistas, por maior que seja o pecado de ter dado as costas para a igreja.

Por motivos parecidos com os que o senhor aponta os evangélicos sairam e foram postos fora da igreja e portanto se sairam foi   por questão de estado de necessidade e para não vilipendiar a sua consciência de cristão.

Pergunto ao senhor : um doente que vá à rede pública e não é atendido deve ficar esperando o atendimento que nãp vem? Deve esperar só porque a constituição federal, presidente da república e ministros garantem que este cidadão tem direito à saúde do Estado? A igreja católica tem a missão de ser farol, de ser a igreja de Cristo na terra, mas não cuida como deveria, então porque eu deveria ficar ali mantendo-me fiel a alguém que não é fiel comigo, precisando ele de cuidados? Este um paralelo entre a autoridade atribuida à igreja e a autoridade atribuída à saude pública, que embora tenham a missão e competência institucional se colocam muito aquém desta missão Da mesma maneira se o alimento espiritual não é dado corretamente não seria lícito que um cristão haja como o gestor de negócios do código civil, que age no lugar do dono como se o dono fosse, para que a propriedade não se deteriore? Este um exemplo para perguntar se não seria justificável entrar na competência da igreja e  pregar o evangelho para os outros como se sacerdote fosse, isso porque não estão pregando corretamente e é preciso espiritualmente alimentar corretamente a sua família e a comunidade? É insubmissão passar a agir como um apóstolo estando a seara descuidada, aqui o evangélico que prega não agiria como o gestor de negócios?

Católicos que como o senhor resistem sózinhos e encastelados num instituto e chegam mesmo a lembrar  aqueles soldados japoneses fiéis ao imperador, que se esconderam por décadas na selva de uma lha do pacífico, avreditando resistir a uma  guerra que já havia acabado   há décadas.

A igreja católica é milenar e vai corrigir os desvios de rota, mas e e nós, até que isso ocorra - vamos ficar dispersivos e frios como a maior parte dos católicos, que inclusive acham normal ir à pais de santos, ler cartas, ir no kardecismo ( católico de nascimento kardecista de coração ), isso quando já  professam em público a crença na reencarnação e na inexistência do demônio -  esperando que tudo se esclareça um dia enquanto a alma deteriora? Desculpe mas é tempo demais para esperar, o apelo para que aguardemos  serenamente o tempo das coisas acontecerem fazendo lembrar o apelo de Maria Antonieta  ao povo esfoemado:  " ora, se não tem pão comam brioches ". Daí surgem as revoluções, infelizmente.

Não estou defendendo estas posições, até porque não seria louco de debater teologia e fé com o senhor, estou dizendo que por estado de necessidade me vejo rendido a evidências de desvios que o senhor próprio muitas vezes expõe, aliás com muito mais propriedade.

O senhor me diga onde existe em São Paulo uma igreja que  discuta e pregue estes assuntos e posturas de fé que o senhor adota e recomenda  que irei lá conhecer. Me esclareça também porque todo católico que deseja ser fiel a fé verdadeira acaba enveredando pela fundação de um grupo, como é o da Opus Dei, TFP, e Montfort, sendo que até o senhor já enganou em confiar na fidedignidade da TFP e hoje a denuncia.

Pena que a Montefort não seja uma paróquia ou diocese e o senhor o padre ou bispo responsável pois aí pensaria seriamente em voltar para a igreja católica. Em todo caso gostaria que soubesse que leio suas lições com respeito e atitude de aluno. Também leio os documentos fundamentais da igreja, encíclicas falando de família, outras ensinando o que é consciência cristã, mas isso parece esquecido em bibliotecas do vaticano ou nos links da Montfort, e me parece que a perspectiva de ser mais um católico fundamentalista encastelado parece tão promissora com a de outra destas andorinhas sós  tentando fazer um verão.

O senhor me desculpe o  desatino e falta de melhor perspectiva que vão nesses pensamentos, bem como  a avaliação rasa questou a  fazer  dos seus abalizados posicionamentos e competente ministério de ensino, mas essa me pareceu uma maneira necessária de colocar minhas dúvidas anseios e inquietações de cristão. Se poderei ser um cristão melhor voltando a ser católico o senhor então professor por favor me mostre, em nome do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo,apontando-me como e por onde.
RESPOSTA
Muito prezado sr. Carvalho,
salve Maria.

Quero agradecer suas palavras respeitosas com relação à minha pessoa, e registro com alegria suas frases que me deram grande esperança de seu retorno a única Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo, a Igreja Católica Apostólica Romana.

Com efeito, o senhor me escreveu:

"Se poderei ser um cristão melhor voltando a ser católico o senhor então professor por favor me mostre, em nome do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo,apontando-me como e por onde".

E mais:

"Eu gostaria de voltar para a igreja católica, mas se as coisas vão mal assim eu me dou conta que seria apenas mais um soldado achando que o batalhão é que está marchando errado, ficando ali e tentando corrigi-lo".

Deus o ajude a concretizar esses bons propósitos.

Claro que quero ajudá-lo nesse retorno ao caminho verdadeiro, e fico contentíssimo que o senhor tenha a santa disposição de voltar a ser católico, colocando o senhor, porém,  algumas restrições.

Para ajudá-lo nesse santo retorno, é que me vejo obrigado a dar-lhe algumas observações, a fim de que veja mais claramente o que deve compreender e fazer.

Primeiro esclarecimento fundamental: A Associação Cultural Montfort não é, e nem pretende ser, o único reduto da verdade. Pensar isso seria transformá-la numa seita. Deus me guarde desse pecado.

A Montfort é apenas um dos milhares de grupos católicos que se mantém fiéis ao que a Igeja Católica sempre ensinou. Se a Montfort tem encontrado muito boa acolhida -- como o demonstram as milhares de cartas de apoio que recebemos-- é porque há milhões de católicos, que, graças a Deus, se mantem fiéis ao que a Igreja sempre ensinou.

Então não é verdadeira sua impressão assim externada:

"quem acompanha seus estudos fica a impressão que fora a Montefort e altas instâncias do clero, ligadas à defesa da fé, não sobra praticamente ninguém que demonstre fidelidade aos preceitos fundamentais da igreja católica que o senhor abone inteiramente os atos".

Há poucos anos atrás, fui dar uma palestra no Chile, e lá encontrei muitas pessoas que pensam exatamente como a Montfort, fiéis à Igreja Católica. Há muitos grupos assim, em toda a parte. Se esses grupos são desconhecidos é porque a mídia não fala deles, e nem eles tem meios de se manifestar. A Montfort apenas encontrou maneira de levantar a voz de sua fidelidade à Igreja, e, pela Internet, fez sua fidelidade ecoar bem longe, e com grande receptividade.

Mas a Mídia, normalmente anti catolica, só faz propaganda de grupos eivados de erros. Mas esses grupos eivados de erros e que combato, eles não são a Igreja Católica.

Segunda Observação: A Montfort não pretende voltar às origens da Igreja. Essa é uma atitude própria do Modernismo, que nega que a Igreja  seja assistida continuamente na História, ou que crê, erroneamente, que o Espírito Santo tenha abandonado a Igreja em determinado ponto de sua História. Isso é herétco, pois Cristo prometeu assistir a Igreja todos os dias, e que ela jamais pereceria.

Um dos erros que a Montfort mais combate é precisamente esse herético retorno às origens.

Como católicos fiéis, proclamamos que a Igreja é Verdadeira e Santa, e que Ela jamais errou, nem pecou. São os homens da Igreja, clérigos e simples leigos, que podem ter erros e pecados .A Igreja é indefectível, infalível e santa.

Terceira Observação: Não me bato por nada que se batem os fundamentalistas protestantes, antes defendo tudo o que eles atacam. Não há nada em comum entre a Montfort e essas seitas anticatólicas, graças a Deus. A única coisa que relaciona a Montfort com essas seitas é a santa e irreconciliável inimizade que Deus colocou entre os filhos da Virgem e os filhos da serpente.

Quarta Observação: O senhor me diz:

"Pena que a Montefort não seja uma paróquia ou diocese e o senhor o padre ou bispo responsável pois aí pensaria seriamente em voltar para a igreja católica".

Por mais lisonjeira que seja sua frase para comigo, devo dizer-lhe que, se o senhor voltasse à Igreja simplesmente por minha pessoa, o senhor cometeria um grave erro.

O senhor deve voltar à única Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo, por causa de Jesus Cristo, e não por causa de um simples homem, e mais, de um pecador, como sou eu, desgraçadamente.

A Sagrada Escritura diz quanto a isso:

"Maldito o homem que confia no homem" ( Jer. )

Portanto, não volte por causa da Montfort, ainda que possa voltar por meio da ajuda da Montfort. Não volte por minha causa.

Volte, volte, sim, e o quanto antes, por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Não por mim. Não por mim, que isto o decepcionaria, muito certamente.

Volte por Pedro. Volte a ser católico, pelo Papa, que Deus colocou como seu Vigário na terra. Volte pelo que ensinam os Papas, que são, eles sim, a voz de Cristo, no mundo. Não volte por mim, que nada sou, e que, se valho algo e pouco, é só por repetir o que os Papas ensinam.

E essa tendência que o senhor manifesta de confiar no homem é típica do protestantismo.

Os protestantes deixaram a  Igreja, para seguir a Lutero. Outros seguiram a Calvino, outros Herique VIII, outros a Zwinglio, e etc.

Ainda ontem, passava eu pelo elevado no centro de São Paulo, quando vi um hediondo e ridículo edifício construído por um pastor que não teve pejo de colocar inscrições de propaganda de si mesmo em seu "templo" - que mais parece um shoping -, como faz um negociante em sua padaria.

Numa das inscrições se lia: "Igreja Deus é Amor. Fundada pelo missionário Davi Miranda".

Nessa igrejola vão milhares de iludidos, seguindo um homem que proclama, atrevidamente, ser ele o fundador de sua igrejola. Ele mesmo proclama que sua igrejola não é a fundada por Cristo, e, apesar disso, quantos vão lá julgando estar seguindo a igreja de Cristo, quando, de fato, seguem um homem.

Por favor, então, não me siga, embora possa vir comigo.

Siga, sim, a Cristo, e não a um homem. Muito menos a mim, que nada valho, como Deus bem o sabe.

Quinta Observação Se na Igreja católica há, hoje, tantas pessoas perdidas, e  tantos movimentos errados, isso foi conseqüência da adoção por maus teólogos da Teologia protestante do século XIX, nascida de Lutero e do filósofo tipicamente protestante Kant. Foi a chamada teologia do protestantismo liberal que invadiu a Igreja Católica através da heresia modernista, da nova teologia de de Lubac, Rahner, Daniélou, Urs von Balthasar, e tantos outros"mestres de dúvidas".

O fato de haver grande número de pessoas de má doutrina e de maus costumes, hoje, na Igreja Católica, só comprova a sua santidade e sua origem divina. Com efeito, só sendo divina a Igreja poderia resistir a tão grande mal.

No Apocalipse se lê que, um dia, quando o Anticristo reinar no mundo, só um pequeno número permanecerá fiel a Cristo e à sua Igreja.

Hoje se dá algo parecido e que poderá ainda piorar. Como disse o Cardeal Ratzinger, a Igreja poderá ficar reduzida a bem pequeno número de fiéis.

"Nolite timere pusilus grex", nao tema pequenino rebanho, recomendou-nos Nosso Senhor.

E isto me leva à minha Sexta Observação.

O senhor me escreve: "Eu gostaria de voltar para a igreja católica, mas se  as coisas vão mal assim eu me dou conta que seria apenas mais um soldado achando que o batalhão é que está marchando errado, ficando ali e tentando corrigi-lo".

Meu caro amigo, esse medo de estar sozinho contra o batalhão é o medo muito democrático -- perdoe-me dizê-lo muito francamente -- das assim chamadas "marias vão com as outras".

Se os Apóstolos tivessem tido seu temor de ir contra todo o batalhão, teriam pedido para libertar Barrabás.

Meu caro senhor Carvalho, a verdade não depende da maioria, e Cristo nos disse: "Sereis odiados por causa de meu nome". E nesse ponto, permita-me dizer-lhe, que a Montfort não tem exatamente esse medo: o de ficar sozinha testemunhando a verdade Católica. Mesmo que estivermos sozinhos a defender a Deus do céu, não, jamais nós cederemos. E que Deus nos ajude a ser fiéis ainda que sós.

E o senhor não quer ser dos que permanecem fiéis, mesmo quando todo o batalhão desce, de pandeiro e cuíca, balançando-se e saltitando, até Jericó ?

Ou o senhor tem medo de ficar só com Cristo e com a sua única Igreja, que é a Igreja Católica Apostólica Romana?

Será que preferiria o senhor ficar com a maioria que ria da morte dele no Calvário, ou não preferiria o senhor ficar com a Virgem Maria, que estava firme junto a Cruz, sem medo da multidão ululante e estúpida ?

Que Deus misericordiosamente me dê forças, e à Montfort para testemunhar, ainda que isolados, ainda que em poucos, "no esplendor do meio dia", que Cristo é a Verdade, que a Igreja Católica, ainda que sob os escarros e feridas produzidas por seus maus filhos, é a única Igreja verdadeira, e que Ela continua sendo sempre Una e Santa. E tanto mais admirável Ela é quanto mais Ela está só e abandonada. E traída e crucificada.

Pois assim como o Messias veio como um homem, por isso não foi reconhecido, a Igreja, hoje vilipiendada e escarnecida, permanece a mesma de sempre e Imaculada. Porque é fácil acreditar no sol, ao meio dia. O difícil, o belo, e o heróico é permanecer acreditando no sol, à meia noite, como se diz no Chantecler.

E o senhor não quer vir com a Montfort -- sem seguir a Montfort, mas a Cristo --  e com milhares de outros pequenos e humildes grupos fiéis, testemunhar, numa manha azul, ao sol, que Jesus Cristo é a Verdade, nos braços de Maria Virgem?

Ó meu caro amigo, venha comigo, para que juntos sigamos, não a nenhum homem, mas ao Deus encarnado. Não a um pobre professor envelhecido e cansado, mas seguir a Igreja Católica, luz do mundo e sal da Terra.

Sim, venha. O quanto antes, para juntos seguirmos a Cristo. Para juntos seguirmos o Papa, doce Cristo na terra, juntos aderirmos firmemente à Igreja Católica Apostólica Romana, fora da qual não há salvação.

Eu o aguardo como os cristãos esperavam os pagãos, admirados pelos martírios, na saída da arena.

Estamos nas catacumbas, mas nelas brilha a luz de Cristo.

Venha. Vamos. Vençamos.

Venha sem tardar.