Outros temas

Dízimo e Coleta
PERGUNTA
Nome:
Maria
Enviada em:
Local:
São Paulo - SP,
Religião:
Católica
Idade:
34 anos
Escolaridade:
Superior concluído

Gostaria muito de saber qual a finalidade do dizímo e a colta na igreja, especificamente o d"zimo serve para que na igreja para pastorais ou despesas e a coleta para que ?
RESPOSTA
Prezada Maria Inês, salve Maria.

O dízimo, que representa um décimo dos ganhos do fiel, tem como finalidade o sustento do culto divino, seja esse do sustento do padre, dos gastos com a liturgia, manutenção, etc.

Alguns países conservam ainda hoje o costume de doar um décimo do salário para a Igreja, porém no Brasil a Igreja determina que se dê quanto puder, como puder e quando puder, devido à grande maioria dos fieis terem recursos limitados.

Para se fazer então essas doações, se faz a coleta na missa, na hora do ofertório, como símbolo de oferta à Deus. A determinação, portanto, da finalidade do dinheiro, fica a critério do padre.

In Corde Iesu,

Marcos Hiroshi