Outros temas

Ankh ou cruz com laço
PERGUNTA
Nome:
Júnior
Enviada em:
Religião:
Católica
Idade:
21 anos
Escolaridade:
Superior em andamento
Profissão:
Estudante

È um prazer escrever pra ti, Orlando Fedeli.
Recentemente ganhei de presente um colar, com um crucifixo diferente-o
"Ankh" ou conhecido popularmente com "cruz com laço".
È um crucifixo da antiga igreja egípcia. Quase igual ao símbolo que
representa Vênus. Vi num filme que este símbolo representa a esperança de
vida neste mundo e o sopro de vida no outro mundo, porém já no livro do Pe.
Alberto Gambarini -Católico pode ou não pode? Por quê?- na página 125, está
escrito que "simboliza o deprezo da virgindade, de troca a parceiros
conforme a escolha pessoal. O movimento Nova Era ensina que a sexualidade é
a parte que purifica o seu humano, eleva o espírito e embeleza o corpo. È a
volta ao paganismo antigo, cujos deuses promoviam as danças com barulho
excessivo, as orgias, a prostituição ritual etc."
Afinal há algum mal em usar esse apetrecho em forma de cruz e com um
círculo na parte superior?
RESPOSTA

Caro Junior,
Salve Maria!

O uso de símbolos nos afetam sim, pois identificam o que pensamos e em que acreditamos. Você por exemplo, usaria uma suástica nazista?

Ninguém, em sã consciência, não sendo nazista, usaria uma suástica nazista, pois esta evoca a lembraça do massacre de milhões de seres humanos inocentes.

Da mesma forma, não é lícito que um cristão use um símbolo pagão, pois o mal que os nazistas fizeram materialmente, o paganismo o faz espiritualmente, afastando as pessoas da salvação eterna.

Sancte Michael Archangele,
Defende nos in praelio

Paulo Sérgio R. Pedrosa